SAÚDE E SANEAMENTO

Comissão visitará posto de saúde do Bairro Ermelinda

Vereadores vão apurar denúncias de precariedade no atendimento aos usuários

terça-feira, 22 Maio, 2012 - 00:00
Centro de Saúde do Bairro Ermelinda será visitado por vereadores

A partir de denúncias apresentadas por representantes dos moradores durante a reunião ordinária do último dia 25 de abril, referentes à precariedade no atendimento do Centro de Saúde do Bairro Ermelinda, região Noroeste da capital, vereadores da Comissão de Saúde e Saneamento farão uma visita técnica ao local nesta quarta-feira (23/5), às 15h, para avaliar as atuais condições da unidade.

Na 12ª reunião ordinária da Comissão de Saúde e Saneamento, realizada no último dia 25/4, um grupo de moradores do bairro Ermelinda, região Nordeste de BH, apresentou denúncias com relação ao atendimento prestado no Centro de Saúde do bairro. Segundo eles, várias reivindicações já teriam sido encaminhadas à Administração Regional, sem obter retorno. Diante disso, os integrantes encaminharam a realização de uma visita ao local para verificar as condições da unidade.

Segundo a moradora Ilda Ismael Martins, integrante da comissão de saúde local, a comunidade reivindica soluções urgentes para a precariedade do atendimento e a falta de medicamentos no Centro de Saúde do bairro. A unidade, que atende cerca de 28 mil usuários, estaria funcionando com apenas dois médicos e poucos enfermeiros, que trabalham mais de dez horas por dia e estariam sobrecarregados.

Os moradores também ressaltaram a necessidade de encaminhamento correto das denúncias e pedidos de providências: “tem gente que fica nervosa, briga com os atendentes do posto e não percebe que está reclamando no lugar errado", advertiu Ilda. "Como líderes comunitários, estamos tentando mostrar para as pessoas a importância de cobrar ações efetivas das autoridades. Não adianta brigar ali e depois trocar o voto por sanduiche”, completou a moradora.

Bairro Glória

Na mesma reunião, a Comissão deliberou a realização de audiência pública externa no bairro Glória, também na região Noroeste, para discutir a falta de médicos, enfermeiros e equipamentos no posto de saúde local. A reunião foi agendada para o próximo dia 31 de maio, às 19h, na Escola Municipal Luigi Toniolo.