SAÚDE E SANEAMENTO

Comissão vai discutir destino de resíduos sólidos

Intenção é usar tecnologia de plasma para tratamento do lixo

sexta-feira, 16 Março, 2012 - 00:00

Na próxima segunda-feira (19/3), no Plenário Plenário Juscelino Kubitschek, às 13h30, a Comissão de Saúde e Saneamento vai se reunir para discutir o uso de tecnologia de plasma como alternativa para o tratamento de resíduos sólidos. A audiência pública foi requerida pelo presidente da Câmara Municipal, Léo Burguês de Castro (PSDB), autor de PL que autoriza a implementação da alternativa em Belo Horizonte.

O Projeto de Lei 2089/12, apresentado pelo presidente da Casa, autoriza o Executivo a utilizar a tecnologia para o processamento dos resíduos que sejam inservíveis ou não passíveis de aproveitamento econômico, resultantes de atividades de origem urbana,  industrial, hospitalar, agrícola e comercial. O projeto também prevê a integração desse processo à inclusão social, envolvendo associações de catadores de lixo e a formação de cooperativas.

Para Burguês, “o projeto não terá apenas a função de coletar os resíduos e deixar a cidade mais limpa, mas sim, a função primordial de promover e implantar políticas públicas de desenvolvimento e gestão ambiental, social e econômica para a região”. Segundo ele, a proposta vai solidificar a atuação do Poder Público no município, com a oferta de serviços públicos, estímulo à destinação do lixo de forma ambientalmente sustentável, geração de trabalho e renda, fiscalização e educação ambiental, enfatizando a conservação dos recursos naturais.

Foram convidados para a reunião o secretário municipal de Saúde, Marcelo Gouvêa Teixeira; o secretário Municipal de Governo, Josué Costa Valadão;  o superintendente da SLU, Eduardo Dias Hermeto;  o secretário Municipal de Meio Ambiente, Vasco de Oliveira Araújo; o diretor-Geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Camillo Fraga Reis; o secretário executivo do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, Milton Nogueira da Silva; e os engenheiros Rodrigo Ferraz e Roberto Morale.