Comissão aprova propostas de segurança para escolas públicas

Um dos projetos já virou lei

quinta-feira, 29 Dezembro, 2011 - 00:00

No ano de 2011, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo aprovou 77 projetos. Entre as propostas aprovadas, a instalação de detectores de metais e câmeras nas escolas da rede pública municipal.

A Lei 10204/11, originária do PL 421/09, de autoria do vereador Cabo Júlio (PMDB) torna obrigatória a instalação de portais de detectores de metais nos acessos às escolas públicas municipais com mais de 500 alunos por turno.

Segundo o autor da lei, a medida justifica-se devido ao aumento do nível de violência nas escolas, tornando-se necessário impedir a entrada de armas ou objetos que facilitem atividades criminosas.

Em 1º turno, o PL 1636/11, da vereadora Silvia Helena (PPS), por sua vez, determina que sejam instaladas câmeras de segurança nas escolas.

O objetivo do projeto, que tramita em 2º turno e será apreciado pela Comissão de Orçamento e Finanças, é coibir ações delituosas, contribuindo, assim, para a qualidade do ensino público na cidade.

Copa do Mundo

Outra proposta aprovada em 2º turno pela comissão e que aguarda votação em plenário é o PL 1264/10. O projeto torna obrigatória a reserva de 10% dos ingressos da abertura da Copa do Mundo de Futebol para residentes em Belo Horizonte, forte candidata à abertura do evento.