Banheiros de uso coletivo devem ter suporte para guardar bolsas
PL obriga estabelecimentos a instalar ganchos visando cuidado com a higiene e saúde do usuário
Vereadores realizam reunião ordinária da Comissão de Saúde e Saneamento
Aprovada em 2º turno pela Comissão de Saúde e Saneamento, reunida nesta quarta-feira (28/12), continua a tramitar na Casa a emenda substitutiva nº1 que altera o PL 1671/11, de autoria da vereadora Elaine Matozinhos (PTB), tornando obrigatória a instalação de suporte ou gancho para colocação de bolsas e mochilas em todos os sanitários de estabelecimentos abertos ao público, tanto no interior das cabines individuais, quanto ao lado dos lavatórios.
A autora do projeto explica que diferentes pesquisas realizadas nos últimos anos revelam que bolsas, mochilas e similares retêm um grande número de bactérias e agentes nocivos à saúde. O fato de estarem constantemente próximos ao nosso corpo faria com que tais objetos passassem a oferecer risco à saúde. “A inexistência de ganchos ou mecanismos que permitam que as bolsas e mochilas sejam penduradas acaba por forçar, muitas vezes, que as mesmas sejam colocadas no chão dos banheiros públicos, o que as torna ainda mais contaminadas”, argumenta a vereadora.
De acordo com o vereador Toninho Pinheiro da Vila Pinho (PT do B), autor da emenda nº1, este é um projeto de muita relevância que prevê cuidado com a higiene e saúde das pessoas, mas destaca a importância de se determinar a instalação de suportes não apenas na área comum dos banheiros, mas também na área privativa das cabines, garantindo a segurança dos usuários, razão da emenda proposta.
Participaram da reunião os vereadores Márcio Almeida (PRP), Toninho Pinheiro da Vila Pinho (PT do B), Sílvia Helena (PPS), Silvinho Rezende (PT) e Ronaldo Gontijo (PPS).
Superintendência de Comunicação Institucional