Combate ao cancer motiva dois novos projetos

Projetos revelam preocupação com a saúde das mulheres

quarta-feira, 16 Novembro, 2011 - 00:00

Serviço móvel para exames de mamografias e folga anual para servidoras públicas realizarem exames de controle do câncer de mama e colo do útero estão entre as iniciativas. Projetos visam conscientizar e ampliar condições para o combate de doenças que acometem mulheres.

De autoria do vereador Paulo Sérgio “Paulinho Motorista” (PSL), o PL 1.861/11 cria o serviço móvel de saúde para exames de mamografia destinados à detecção precoce das neoplasias malignas. O objetivo da iniciativa é facilitar o atendimento, evitando a demora nos diagnósticos da doença.

Para o vereador, o projeto se faz necessário diante da demora para a realização dos exames e o alto índice de mortes de mulheres vítimas do câncer de mama. “Mesmo com o grande número de diagnósticos feitos pelo município, ainda se faz necessário alternativas para elevar o padrão de saúde das mulheres belorizontinas, sendo o serviço móvel um dispositivo rápido e diferenciado,” destacou o Paulo Sérgio.

Uma das fontes de financiamentos para o projeto seria o recurso do Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama, do Ministério da Saúde. O PL começou a tramitar recentemente na Câmara e aguarda análise das Comissões.

Servidoras Municipais

Outro projeto, o 1.427/11 do vereador Leonardo Mattos (PV), prevê a concessão do direito a uma folga anual para servidoras públicas municipais, maiores de 30 anos, para a realização de exames preventivos contra o câncer. A finalidade é colaborar com a conscientização da prevenção da doença de mama e do colo do útero.

Segundo Leonardo Mattos, o PL visa a detecção precoce de tais tipos de câncer, contribuindo para reduzir os níveis de mortalidade entre as servidoras municipais e com a força do exemplo, entre todas as mulheres de Belo Horizonte.

O projeto está pronto para ir ao plenário, em primeiro turno.