Comissão debate obra viária na Raja Gabaglia
Moradores de bairros próximos à Raja Gabaglia receberam, em audiência da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário nesta terça-feira (18), detalhes das intervenções viárias para aumentar a segurança dos pedestres. Entre as mudanças está a substituição de semáforo e a implantação de rotatória. Representantes das comunidades reclamaram das alterações no projeto original, que previa uma passarela no local.

As obras de intervenção viária iniciadas neste ano na região da Av. Raja Gabaglia, esquina com Rua Gentios, na região Centro-Sul da capital, foram debatidas nesta terça-feira (18/9) em audiência pública promovida pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário. Durante o encontro, técnicos ligados à Prefeitura de Belo Horizonte apresentaram detalhes da obra que promete garantir mais segurança aos pedestres e descartaram a construção de uma passarela, prevista no projeto original aprovado no Orçamento Participativo de 2007.
As intervenções viárias incluem a implantação de uma rotatória e a substituição do semáforo de três tempos por outros dois comuns. Os condutores também não poderão fazer conversões à esquerda da Raja Gabaglia para a Rua Gentios, no sentido Luxemburgo. A conversão passará a ser feita na Rua Cinco. Já a Rua Gentios, no trecho entre a escola Mestre Paranhos e a Raja Gabáglia, passa a ser mão única no sentido Luxemburgo/BH Shopping.
Segundo o coordenador de Transporte e Trânsito da BHTrans, José Carlos Ladeira, as obras darão mais tempo de travessia aos pedestres. A previsão é de que as obras fiquem prontas até abril de 2012.
Críticas
Representantes das comunidades do entorno aprovaram a obra, mas questionaram a eliminação da passarela do projeto. “Já cansei de ver crianças sendo atropeladas em frente à minha casa. Minha filha já foi uma delas”, reclamou Orlanda Miranda Magalhães, representante do Bairro Santa Lúcia. O morador Osmar Afonso Carneiro, representante do Conjunto Santa Maria, também defendeu a viabilidade da passarela. “Vivo na região há 47 anos e convivi com muitas mortes por atropelamento. Na hora de saída das aulas, ninguém consegue segurar as crianças. Ali é uma região com várias creches, padarias, igreja. É muito movimento”, ressaltou.
De acordo com Waldir de Paula Martins, gerente do OP Centro-Sul, a decisão de substituir a passarela foi tomada após estudo técnico da BHTRans no local. Segundo ele, a alteração foi discutida e aprovada pelos moradores. “A BHTrans explicou à comunidade que a passarela não seria a solução mais adequada para a segurança dos pedestres. Os motoristas aceleram ao avistar uma passarela e sabemos que 80% delas são subutilizadas”, ressaltou.
Durante a audiência, requerida pelo vereador Preto (DEM), os moradores mencionaram ainda a construção de uma via que ligará as avenidas Raja Gabáglia e Barão Homem de Mello. Eles temem que a nova ligação aumente ainda mais o fluxo de veículos, trazendo mais riscos para os pedestres.
Também participaram da audiência os vereadores Heleno (PHS), Carlúcio Gonçalves (PR), Silvinho Rezende (PT) e Cabo Júlio (PMDB).
Sion
A Comissão aprovou, durante a reunião, um requerimento a ser enviado à BHTrans solicitando a formação de um grupo técnico que avaliará as sugestões dos moradores para mudanças viárias na Rua Patagônia, no Bairro Sion, região Centro-Sul. O problema do trânsito na rua já foi tema de audiência pública na CMBH e visita à Sudecap em setembro e, no último dia 17, os parlamentares voltaram a se reunir com os moradores, no próprio bairro.
Superintendência de Comunicação Institucional