TRÂNSITO

Comissão debate obra viária na Raja Gabaglia

Moradores de bairros próximos à Raja Gabaglia receberam, em audiência da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário nesta terça-feira (18), detalhes das intervenções viárias para aumentar a segurança dos pedestres. Entre as mudanças está a substituição de semáforo e a implantação de rotatória. Representantes das comunidades reclamaram das alterações no projeto original, que previa uma passarela no local.

terça-feira, 18 Outubro, 2011 - 00:00
Comissão debate obra viária na Raja Gabáglia

As obras de intervenção viária iniciadas neste ano na região da Av. Raja Gabaglia, esquina com Rua Gentios, na região Centro-Sul da capital, foram debatidas nesta terça-feira (18/9) em audiência pública promovida pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário. Durante o encontro, técnicos ligados à Prefeitura de Belo Horizonte apresentaram detalhes da obra que promete garantir mais segurança aos pedestres e descartaram a construção de uma passarela, prevista no projeto original aprovado no Orçamento Participativo de 2007.

As intervenções viárias incluem a implantação de uma rotatória e a substituição do semáforo de três tempos por outros dois comuns. Os condutores também não poderão fazer conversões à esquerda da Raja Gabaglia para a Rua Gentios, no sentido Luxemburgo. A conversão passará a ser feita na Rua Cinco. Já a Rua Gentios, no trecho entre a escola Mestre Paranhos e a Raja Gabáglia, passa a ser mão única no sentido Luxemburgo/BH Shopping.

Segundo o coordenador de Transporte e Trânsito da BHTrans, José Carlos Ladeira, as obras darão mais tempo de travessia aos pedestres. A previsão é de que as obras fiquem prontas até abril de 2012. 

Críticas

Representantes das comunidades do entorno aprovaram a obra, mas questionaram a eliminação da passarela do projeto. “Já cansei de ver crianças sendo atropeladas em frente à minha casa. Minha filha já foi uma delas”, reclamou Orlanda Miranda Magalhães, representante do Bairro Santa Lúcia. O morador Osmar Afonso Carneiro, representante do Conjunto Santa Maria, também defendeu a viabilidade da passarela. “Vivo na região há 47 anos e convivi com muitas mortes por atropelamento. Na hora de saída das aulas, ninguém consegue segurar as crianças. Ali é uma região com várias creches, padarias, igreja. É muito movimento”, ressaltou.

De acordo com Waldir de Paula Martins, gerente do OP Centro-Sul, a decisão de substituir a passarela foi tomada após estudo técnico da BHTRans no local. Segundo ele, a alteração foi discutida e aprovada pelos moradores. “A BHTrans explicou à comunidade que a passarela não seria a solução mais adequada para a segurança dos pedestres. Os motoristas aceleram ao avistar uma passarela e sabemos que 80% delas são subutilizadas”, ressaltou. 

Durante a audiência, requerida pelo vereador Preto (DEM), os moradores mencionaram ainda a construção de uma via que ligará as avenidas Raja Gabáglia e Barão Homem de Mello. Eles temem que a nova ligação aumente ainda mais o fluxo de veículos, trazendo mais riscos para os pedestres.

Também participaram da audiência os vereadores Heleno (PHS), Carlúcio Gonçalves (PR), Silvinho Rezende (PT) e Cabo Júlio (PMDB).

Sion

A Comissão aprovou, durante a reunião, um requerimento a ser enviado à BHTrans solicitando a formação de um grupo técnico que avaliará as sugestões dos moradores para mudanças viárias na Rua Patagônia, no Bairro Sion, região Centro-Sul. O problema do trânsito na rua já foi tema de audiência pública na CMBH e visita à Sudecap em setembro e, no último dia 17, os parlamentares voltaram a se reunir com os moradores, no próprio bairro.  

Assista ao vídeo da reunião

Superintendência de Comunicação Institucional