ORÇAMENTO E FINANÇAS

Câmara recebe orçamento de 2012 da PBH

Estão previstos investimentos da ordem de R$ 2,3 bilhões, segundo adiantou o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Informação, Paulo Bretas. Orçamento global chega a R$ 8,8 bilhões. Durante reunião de entrega do documento, o presidente da CMBH, Léo Burguês de Castro (PSDB), defendeu que os vereadores se empenhem cada vez mais no papel de fiscalização do Executivo.

sexta-feira, 30 Setembro, 2011 - 00:00

O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Léo Burguês de Castro (PSDB), recebeu nesta sexta-feira (30/9) o Projeto de Lei do Orçamento Anual (LOA) 2012 do secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Informação, Paulo Bretas, durante reunião solene no Plenário JK. O secretário adiantou que estão previstos 2,3 bilhões de investimentos, a fim de preparar a capital para a Copa das Confederações, em 2013, e o Mundial, em 2014. O documento também foi entregue ao presidente da Comissão de Orçamento e Finanças Públicas da CMBH, Adriano Ventura (PT).

O orçamento aumentou de R$ 7,8 bilhões neste ano para R$ 8,8 bilhões em 2012. O secretário destacou a importância da fiscalização realizada pelos vereadores e a parceria com a PBH. “O que a Prefeitura mais deseja é que a Câmara cumpra seu papel e nos ajude a governar”, afirmou Bretas. Segundo o secretário, a parceria com a CMBH foi fundamental para o Executivo obter financiamentos com os bancos Mundial e Interamericano. Além dos recursos do próprio tesouro municipal e organismos internacionais, a capital conta com repasses dos governos federal e estadual.

“Com os investimentos previstos, BH tem tudo para estar pronta para a Copa”, destacou Léo Burguês. Ele defendeu que a Casa se empenhe cada vez mais no acompanhamento e na fiscalização do Executivo. “A sociedade está cheia de leis. Por isso devemos nos aprimorar mais no papel de fiscalizadores”, afirmou.

O orçamento será analisado pela Comissão de Orçamento e Finanças Públicas, que tem até a primeira reunião ordinária de dezembro, no dia 1°,  para concluir um parecer.  A Comissão também recebeu a Revisão do Plano Plunial de Ação Governamental 2012/2013. Ainda participaram da reunião os vereadores Silvia Helena (PPS) e Márcio Almeida (PRP).

Clique aqui para ter acesso à Lei do Orçamento Anual (LOA) e ao Plano Plurianual de Ação Governamental.