SUSTENTABILIDADE

Presidente da CMBH recebe “Oscar da Ecologia”

segunda-feira, 22 Novembro, 2010 - 22:00

Presidente da CMBH recebe A presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereadora Luzia Ferreira (PPS), foi uma das agraciadas com o Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza. A solenidade ocorreu nesta segunda-feira, 22 de novembro, no Auditório JK, na Cidade Administrativa, e contou com a presença do governador Antônio Anastasia e do prefeito Márcio Lacerda, além de autoridades, acadêmicos e ambientalistas.

Promovida pela Revista Ecológico, coordenada pelo jornalista Hiram Firmino, a premiação agraciou 22 pessoas e instituições que se destacaram na causa ambiental, por sua iniciativa, atuação ou dedicação a projetos, programas, ações e atitudes de proteção, preservação e manejo sustentável de recursos naturais. Luzia Ferreira, 1ª mulher presidente da CMBH e recém-eleita deputada estadual, foi a vencedora na categoria Destaque Municipal.

Segundo Firmino, a premiação de Luzia - além de seu currículo e merecimento pessoal que foram levados em consideração pelos jurados - reflete a força da mulher e a importância da sensibilidade feminina na defesa das causas ambientais. “Só se defende aquilo que se ama. Não se trata apenas de cumprir leis, é preciso cuidado e amor pela natureza, e estes são atributos femininos”, acredita o editor.

Bióloga com pós graduação em Administração Pública, Luzia foi indicada por sua significativa participação em causas ambientais durante seus mandatos como vereadora e sua gestão como presidente da Câmara, durante a qual foi promovida a 1ª Semana do Meio Ambiente e implementada a coleta seletiva e reciclagem de lixo e resíduos na CMBH. “A Câmara deve ser o espelho da sociedade, e por isso tem um compromisso fundamental com a questão do meio ambiente”, destacou a vereadora.

Legislação ecológica

Em sua atuação como legisladora, destacada durante a premiação, muitos de seus projetos de lei visando a proteção e preservação do meio ambiente acabaram sendo incorporadas à legislação municipal, como a criação do Parque Linear da Av. José Cândido da Silveira, na região Nordeste; a implantação de usinas de reciclagem para resíduos sólidos resultantes da construção civil e da poda de árvores; o Programa Biodiesel, que estabelece que todos os veículos da frota municipal, incluindo os terceirizados, utilizem biodiesel misturado ao óleo diesel; a Política Municipal de Incentivo ao Uso de Bicicletas e Motocicletas; e a Política Municipal de Coleta, Tratamento e Reciclagem de Óleo e Gordura de Origem Vegetal ou Animal.

Outros projetos de lei de sua autoria que contemplam questões ambientais tramitam atualmente na Casa, aguardando aprovação. Entre eles estão o PL 309/09, que propõe a substituição gradual da frota de veículos dos órgãos da Administração Direta e Indireta do Município visando a utilização de combustível renovável; PL 68/09, que dispõe sobre sistema de captação e retenção de águas pluviais; o PL 398/09, que dispõe sobre a política de proteção do controle e da conservação do meio ambiente e da melhoria da qualidade de vida, criando a Ouvidoria Ambiental do Município; PL 264/09, que autoriza o Executivo a recolher amostras de alimentos em supermercados e sacolões para análise e verificação da presença de resíduos tóxicos e o PL 1355/10, que institui o Dia Antipoluição no Município de Belo Horizonte.

Outros premiados

Pelos serviços prestados à causa, o secretário de Estado de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho recebeu uma placa especial com o nome “Gratidão”, enquanto o governador Antonio Anastasia recebeu uma placa especial intitulada “Confiança”. Segundo os organizadores do evento, a homenagem foi feita devido à confiança e sensibilidade que o governo mineiro tem demonstrado para com as questões ambientais.

O governador agradeceu o reconhecimento dos ambientalistas. “A confiança reflete os compromissos que temos com o presente e para o futuro. Reitero o nosso comprometimento com a questão ambiental no Estado. Sabemos que é uma batalha continua e permanente”, disse Anastasia, após receber a homenagem.

Além de Luzia Ferreira, outras 21 personalidades, ambientalistas, universidades, empresas e entidades foram agraciados com o Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza.

Confira aqui a lista completa.

Acordo

Antes da entrega do prêmio aos agraciados, o governador Antonio Anastasia assinou um Acordo de Cooperação Técnica Científica e Ambiental com as siderúrgicas Usiminas, Arcelor Mittal Brasil, Gerdau Açominas e Vallourec Manesmann, visando à elaboração conjunta de estudos sobre a destinação ecológica dos resíduos siderúrgicos.

As pesquisas serão desenvolvidas com vistas a reduzir os impactos ambientais e o consumo de recursos naturais, de forma a proteger os ecossistemas e a saúde humana. As definições do acordo levam em consideração a Política Estadual de Resíduos Sólidos, que dispõe sobre a redução de geração de resíduos sólidos, o seu reaproveitamento e reciclagem.

O Prêmio

O Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza é uma iniciativa da Revista Ecológico. Segundo seu editor-geral, o jornalista Hiram Firmino, o chamado “Oscar da Ecologia” recebeu inscrições ou indicações de 152 projetos, cases, nomes de pessoas e de instituições públicas e privadas. Destes, foram selecionados 66, que foram agrupados em listas tríplices para concorrer nas 22 categorias.

A premiação homenageia o professor e conservacionista mineiro Hugo Werneck, falecido em 2008, fundador do Centro para a Conservação da Natureza em Minas Gerais, uma das primeiras ONGs ambientalistas da América Latina. De acordo com a publicação, seus três principais ensinamentos – conhecer, amar e cuidar da natureza – fundamentam os critérios para escolha dos agraciados.

Assista a reportagem da TV Câmara

A iniciativa conta com o apoio do Governo Estadual, através do Sistema Estadual de Meio Ambiente (SISEMA); da Fiemg, por meio do Programa Minas Sustentável; da Fundação Dom Cabral e da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA), e é legitimada pelo Centro Hugo Werneck de Proteção à Natureza.

O evento desta segunda-feira foi a primeira edição da premiação, e fez parte da programação da 1ª Semana Mineira de Redução de Resíduos, que acontece de 20 a 28 de novembro, organizado pela Feam e Governo de Minas.

Responsável pela Informação: Superintendência de Comunicação Institucional.