Escola do Legislativo

Evento discute despoluição da Lagoa da Pampulha

Evento discute despoluição da Lagoa da PampulhaA Escola do Legislativo promoveu, no dia 10 de novembro, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, o debate “Água em Foco”, no qual foi discutida a despoluição da Lagoa da Pampulha.

quinta-feira, 11 Novembro, 2010 - 22:00

O evento contou com a participação de cerca de 300 alunos do ensino médio de quatro escolas da capital: Escola Estadual Governador Milton Campos (Estadual Central), Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG), Escola Pedro II e Escola Estadual Três Poderes.

Durante a reunião, grupos de alunos expuseram os problemas da Pampulha, criada em 1938, mostrando em gráficos as conseqüências desta poluição trazem para os cidadãos. Além de mostrarem a degradação da Pampulha, os alunos conversaram sobre o que está sendo feito e o que poderá ser feito para recuperar a Lagoa.

O chefe de gabinete da regional Pampulha, Bruno Montarrois, representando a Copasa, afirmou que até 2013 a Lagoa estará despoluída, e que esse trabalho já está sendo feito há algum tempo. Bruno ressaltou que esse projeto não está sendo desenvolvido somente para a Copa de 2014, mas para que a população possa usufruir da Lagoa todos dos dias.

O gerente da Escola do Legislativo, Marcos Mudado, enfatizou que o evento teve como finalidade proporcionar aos alunos uma experiência na Casa e possibilitar que eles elaborassem projetos com relação ao meio ambiente para apresentar aos vereadores. Os projetos preparados pelos alunos tiveram orientação da professora de química da Universidade Federal de Minas Gerais Penha Souza.

“Estou muito impressionado pela forma como os alunos se preparam para o assunto e como se interessam em ver o problema da Lagoa da Pampulha e outros em relação ao meio ambiente solucionados”, afirmou Mudado.

Opiniões

O aluno do 2º ano do IEMG, Igor Morais, ressaltou que a participação neste tipo de evento ajuda a conscientizar os jovens sobre a importância do meio ambiente.

A professora de química do IEMG Clarrisa Rodrigues afirmou que a partir dos problemas da Lagoa da Pampulha e dos estudos sobre o conceito da química, os alunos puderam entender o que poderia ser feito para solucionar a poluição da Pampulha. Clarrisa diz que além do estudo da química é necessário o conhecimento em outras matérias, como a biologia, para se chegar a uma solução.

Responsável pela Informação: Superintendência Comunicação Institucional.