Escola do Legislativo

Setor faz balanço de atividades e apresenta novidades

Escola faz balanço de atividades e apresenta novidades Atuando nas áreas de cidadania, capacitação interna, integração e cultura, pesquisa e divulgação, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal, com quase três anos de existência, capacitou mais de duas mil pessoas este ano, incluindo público interno e externo.

domingo, 4 Julho, 2010 - 21:00

Na área de educação para a cidadania, a Escola promoveu,  em parceria com a PUC Minas, o “Parlamento Jovem”. No projeto, alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares aprenderam sobre política e cidadania, formulando propostas sobre o tema resíduos sólidos.

Já o Projeto Câmara Mirim, que engloba estudantes do ensino fundamental, este ano, apresentou novidades. “Pela primeira vez, tivemos eleição informatizada nas escolas”, informou Marcos de Alvarenga Mudado, gerente da Escola do Legislativo. Realizado em parceria com o TRE e a Secretaria Municipal de Educação, o projeto reúne, uma vez por mês, 41 crianças do Ensino Fundamental,  que aprendem sobre o processo legislativo, o papel do vereador, e participam de simulações de audiências públicas.

O curso de Orçamento Público, em 2010, também ganhou um formato diferente, realizando-se em quatro módulos. “A idéia foi passar para líderes comunitários, associações e ONGs  como funciona o orçamento na Câmara e como as pessoas podem participar da sua elaboração”, explicou Marcos.

Com uma programação de palestras, encontros com vereadores e visita a setores e gabinetes da CMBH, o Projeto “A Escola vem à Câmara” também está sendo reformulado. “Estamos, agora, fazendo uma revista em quadrinhos e recebemos cerca de dez escolas, nesse primeiro semestre”, relatou Marcos.

Promoção de debates

Na área de promoção de debates, a Escola do Legislativo realizou a comemoração dos 20 anos da Lei Orgânica de Belo Horizonte, com debate sobre a participação popular na democracia e no dia a dia da Câmara e a presença de acadêmicos e representantes do Senado Federal.

A Escola também promoveu o Fórum Metropolitano, que já está em seu 3º ano. O VI Encontro Temático do Fórum Metropolitano aconteceu em Esmeraldas/MG, discutindo o tema “Políticas de Compensação Intermunicipais”.

Capacitação Interna

Para o público interno foram oferecidos os cursos de Atendimento ao Público, Nova Ortografia e Introdução ao Ambiente da Câmara, além de treinamentos na área legislativa, como o curso de Legística, ministrado em três módulos, pela professora Fabiana de Menezes, da UFMG.

Outra ação da Escola do Legislativo na área de capacitação interna  foi o convênio com o SENAC, pelo qual são oferecidos cursos na área de informática, atendimento ao cliente e oratória.

Integração e cultura

Na área de Integração e Cultura, já foram realizadas duas edições do Trekking, atividade realizada fora da Câmara, aos sábados, com o objetivo de integrar servidores, familiares e amigos.

Inaugurado há dois meses, em parceria com a Diretoria Geral, o Projeto “Palco na Praça”, realiza, por sua vez, toda sexta-feira,  uma apresentação musical na Praça do Empório, junto ao restaurante da Câmara.

Eventos programados

Para o segundo semestre, a Escola do Legislativo está-se preparando para realizar o Voto Cidadão, que tem como proposta a apresentação de uma peça teatral por servidores e funcionários da Câmara. “A idéia é encenar a peça em escolas de Belo Horizonte em setembro, para alunos do ensino médio que acabaram de tirar o título de eleitor”, explicou o gerente da Escola do Legislativo.

Responsável pelas Informações: Superintendência de Comunicação Institucional.