SAÚDE E SANEAMENTO

Dengue e lixo foram temas de audiência da Comissão

Dengue e lixo foram temas de audiência da ComissãoA Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara realizou cinco audiências públicas para discutir o fechamento do aterro sanitário da Prefeitura, o Novo Ato Médico, o combate à Dengue, o descarte de entulho clandestino e o salário de agentes comunitários de saúde.

quinta-feira, 8 Julho, 2010 - 21:00

Discutir a atuação do poder público para coibir a dengue e debater aspectos legais do índice alarmante da doença em Belo Horizonte, principalmente nas regionais Venda Nova e Norte, foi o objetivo da audiência pública realizada pela Comissão de Saúde e Saneamento, no dia 7 de abril.

Na reunião, destacou-se que um dos problemas que agravam a proliferação da doença são os famosos bota-foras, que não armazenam corretamente os entulhos. Representantes de comunidades que participaram da audiência cobraram da Prefeitura ações mais eficazes a curto prazo.

Entulho ilegal

Outra audiência pública, realizada pela comissão no dia 28 de abril, revelou que o descarte clandestino de entulhos em Belo Horizonte aumentou em 30% após o fechamento, no final de 2009, do aterro sanitário da capital, anteriormente localizado no bairro Jardim Filadélfia, Região Noroeste.

Segundo os dados apresentados, a demanda por serviços de “caçambeiros” diminuiu em cerca de 60% após o aumento de mais de dez vezes no preço do descarte da tonelada de entulho (de R$ 3,50 para R$ 37,50).

Para conter o descarte irregular de entulhos na capital, ficou acertado, na reunião, que a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), aumentará o número de Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) de 32 para 44 em dois anos.

A Prefeitura também se comprometeu a colocar em operação dois novos aterros de inerte, um ao norte e outro ao sul da cidade. Além dessas medidas, a SLU informou que está preparando uma cartilha de orientação para o cidadão, explicando os procedimentos legais para o descarte de lixo e entulho.

Responsável pelas Informações: Superintendência de Comunicação Institucional.