Empresário é homenageado na Câmara Municipal
O empresário Luiz Antônio Vasconcelos Alves de Lima, natural de Guaíra, São Paulo, recebeu da Câmara Municipal o Título de Cidadania Honorária de Belo Horizonte. A reunião ocorreu no Plenário Amynthas de Barros, em 10 de dezembro.

O empresário Luiz Antônio Vasconcelos Alves de Lima, natural de Guaíra, São Paulo, recebeu da Câmara Municipal o Título de Cidadania Honorária de Belo Horizonte. A reunião ocorreu no Plenário Amynthas de Barros, em 10 de dezembro. De autoria do vereador Silvinho Rezende (PT), 2º vice-presidente da Casa, a homenagem foi presidida pela vereadora Luzia Ferreira (PPS), presidente da CMBH.
De acordo com o vereador Silvinho Rezende, Luiz Vasconcelos é, para ele, no limite de sua história individual, como os navegadores portugueses, protagonistas de conquistas somente disponíveis àqueles que ousam, confiam, resistem, perseveram e desbravam. O homenageado nasceu em 21 de junho de 1949 numa família de agricultores, plantadores de arroz, feijão e algodão – culturas típicas da região de Guaíra, que está localizada nas proximidades da cidade de Ribeirão Preto.
Filho de Alcides e Vera Vasconcelos Lima, Luiz Antônio foi entregador de jornais, engraxate, empregado de bar e office-boy de um escritório de contabilidade, ainda enquanto menor de idade. Todas essas atividades ele exerceu na informalidade. Seu primeiro emprego formal, com carteira assinada, foi na empresa Sanbra. Ali, em 1976, junto com o irmão Renato, e movidos por espírito empreendedor, eles passaram a fabricar pastas suspensas; depois, evoluíram para a fabricação de bobinas de calculadoras e formulários contínuos, no bairro São Francisco, chegando a ter 80 empregados. Segundo o vereador, assim nascia a Datapel, empresa de renome nacional e cuja marca se estende por todo o Brasil.
O parlamentar Silvinho Rezende conta que o empresário iniciou sua trajetória no Clube Jaraguá pelas mãos de José de Paula Cruz, Márcio Lage e Mauro Roberto. Ali, trabalhou muito, tendo exercido as mais diversas atividades – foi conselheiro em várias administrações, diretor de futebol de campo, diretor secretário, presidente do primeiro conselho deliberativo do Grupo Transparência e líder da chapa que elegeu o primeiro presidente da nova era do clube. Luiz Vasconcelos liderou, ainda, a chapa que disputou a eleição de 2002, tornando-se diretor-secretário na gestão 2002/2004, e líder da situação na eleição para a gestão de 2005/2007. Foi eleito presidente em fins de 2007 para mandato que se encerra em dezembro de 2010.
Estiveram presente à reunião, o ex-vereador da Casa, Vinícius Dantas; o presidente do Instituto Brasileiro de Administração, José Maria Duarte de Araújo e Silva; o presidente da Associação Comunitária do Aeroporto, Jaraguá e adjacências, Edilson de Almeida Júpiter; o diretor-presidente do Grupo Del Rey Livraria e editora, Arnaldo Oliveira; o representante dos amigos do Jaraguá, José de Paula Cruz; e o presidente do Conselho Deliberativo do Clube Jaraguá, Celso Renato Vasconcelos, além de familiares do homenageado.
Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445)