Audiência debaterá estratégias contra a gripe A

quarta-feira, 5 Agosto, 2009 - 00:00
Audiência debaterá estratégias contra a gripe A Atenta aos novos casos de contaminação da gripe A (H1N1), a Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara Municipal, em reunião na quarta-feira, 5 de agosto, confirmou audiência  pública para dia 13 de agosto, às 9h30, para discutir as medidas de prevenção adotadas pela PBH, no combate à doença, bem como o atendimento prestado aos enfermos pelo Executivo. Serão convidados secretários municipais, e representantes do Hospital Odilon Behrens.

Os parlamentares que participaram da reunião manifestaram-se preocupados com o assunto. Alberto Rodrigues (PV) sugeriu que a Prefeitura afixasse quadro de avisos em locais públicos, contendo os principais sintomas que caracterizem a nova gripe. De acordo com o vereador, a população não tem informação suficiente para diferenciar a gripe comum da A (H1N1).

Fred Costa (PHS), presidente da Comissão de Saúde e Saneamento, disse que a esposa de um funcionário de seu gabinete sentiu todos os sintomas da gripe, mas não teve como confirmar a doença, em razão do atendimento deficitário em hospital. “Com isso, meu funcionário ficou em casa, porque também suspeitou da doença. E a gente também percebe a dificuldade da população em lidar com o problema quando sai às ruas”.

Reinaldo ‘Preto do Sacolão’ (PMDB) demonstrou preocupação com a infraestrutura do Município, caso ocorra uma epidemia. “Devemos agir e trabalhar com o pior quadro, para não tratar a gripe como comum, pois tem causado muitas mortes. Segundo o parlamentar, o índice de mortes pode aumentar em conseqüência da falta de assistência  nos hospitais .

A Comissão agendou, ainda, outra audiência pública, solicitada pelo vereador Fred Costa, com a finalidade de debater proposta de reestruturação da Vigilância Sanitária, bem como alteração da Lei 7. 774/99, incluindo novas atividades no setor. A reunião está marcada para 26 de agosto, às 13h30.

Pareceres

Durante a sessão ordinária, os integrantes da Comissão mantiveram os pareceres pela aprovação a dois projetos: o 209/09, de autoria de Fred Costa,  que dispõe sobre constituição de equipes multidisciplinares  e multiprofissionais em programas de assistência à Saúde no Município; e o 220/09, do secretário-geral da Mesa Diretora, vereador Anselmo José Domingos (PTC), que trata da utilização de lacre inviolável nas embalagens dos alimentos entregues em domicílio.

Esteve também presente à reunião da Comissão de Saúde e Saneamento, o parlamentar Antônio Torres ‘Gunda’ (PSL).

Informações no gabinete do vereador Fred Costa (3555-1305/1306) e na Superintendência de Comunicação Institucional (35551105/1445).