SAÚDE

Semana Nacional da Voz é lançada em Belo Horizonte

Semana Nacional da Voz é lançada em Belo Horizonte O Dia Mundial da Voz é comemorado no dia 16 de abril. No Brasil, a primeira grande Campanha Nacional da Voz foi realizada em 1999, com objetivo de conscientizar a população a respeito da sua saúde vocal.
segunda-feira, 13 Abril, 2009 - 21:00
Semana Nacional da Voz é lançada em Belo Horizonte O Dia Mundial da Voz é comemorado no dia 16 de abril. No Brasil, a primeira grande Campanha Nacional da Voz foi realizada em 1999, com objetivo de conscientizar a população a respeito da sua saúde vocal. O Projeto de Lei 209/09, de autoria do presidente da Comissão de Saúde e Saneamento, vereador Fred Costa (PHS), visa incluir os fonoaudiólogos no quadro do Programa de Saúde da Família, em Belo Horizonte.

De acordo com a proposta, o município incluirá o fonoaudiólogo nas equipes multidisciplinares e multiprofissionais encarregadas da execução de programas de assistência à saúde da população. O projeto será analisado pelas comissões permanentes da Câmara Municipal e depois seguirá para votação em plenário.
Segundo o vereador Fred Costa, que mantém parceria com o Conselho Regional de Fonoaudiologia da 6ª. Região (CRFa),  a inclusão dos profissionais nas equipes multidisciplinares e multiprofissionais de atendimento em programas de assistência à saúde do município representará um avanço. “Se aprovada a lei, os cidadãos terão um atendimento melhor, próximo do ideal. É importante a delimitação do papel de cada profissional, já que é o especialista quem possui fundamento para responder por sua área”, afirmou.
Índices

O Brasil é um dos países com maior ocorrência de câncer de laringe em todo o mundo, e a rouquidão constante pode ser um dos primeiros sintomas da doença. De acordo com dados recentes divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer, o problema já representa 25% dos tumores malignos e 2% de todas as doenças maléficas identificadas, tendo maior incidência em fumantes e pessoas que consomem álcool com frequência.

De acordo com a fonoaudióloga e vice-presidente do CRFa, Graziela Zanoni, sintomas como necessidade de raspar a garganta constantemente, voz falha e engasgos costumeiros durante a alimentação podem servir, também, para diagnosticar a doença ainda no princípio.

A profissional afirma, ainda, que a população em geral, em especial, os profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho, deve ter esclarecimento quanto à  prevenção do câncer de laringe e se atentar para a preservação da voz. “Fatores como estresse, fumo, ingestão constante de álcool e má-alimentação são muito prejudiciais para a voz”, alerta.

Semana Nacional da Voz

Em 2009, a Semana Nacional da Voz é comemorada de 13 a 17 de abril, com a finalidade de alertar a população a respeito da importância do diagnóstico precoce da doença. O evento é organizado pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia da 6ª Região, em parceria com as faculdades de fonoaudiologia de Belo Horizonte e à Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

A abertura oficial da Semana Nacional da Voz em Belo Horizonte ocorreu ontem, segunda-feira, 13 de abril, no Campus Cruzeiro da Universidade Fumec, às 19 horas. O evento contou com a participação do vereador Fred Costa. Este ano o evento tem como slogan “Seja amigo da voz”.

Entre as atividades desenvolvidas estão a realização de palestras de conscientização, estandes de orientação em escolas de música, palestras para professores e distribuição de folders em hospitais, empresas, faculdades e demais organizações ligadas ao tema. A banda mineira Manitu estará entre as apresentações musicais gratuitas.

Informações no gabinete do vereador Fred Costa (3555-1305) e na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1216).