Comissões da Câmara atuam contra o aquecimento global

Comissões da Câmara atuam contra o aquecimento global Consumo, lixo, poluição. Debater sobre esses e outros tópicos foi o principal papel da Comissão de Responsabilidade Ambiental da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH)em relação às condições climáticas do planeta em 2008. Com a realidade do aquecimento global, os parlamentares discutiram o assunto durante o ano inteiro.

quinta-feira, 18 Dezembro, 2008 - 22:00

A Comissão de Responsabilidade Ambiental é formada pelos vereadores Anselmo José Domingos (PTC), Luzia Ferreira (PPS) e mais três servidores da Casa, de diferentes setores. Seminários, reuniões e outras atividades foram realizados pela instituição para mobilizar as pessoas sobre a importância da preservação dos bens naturais. Outro tema bastante discutido pelos parlamentares é o efeito estufa.

A Câmara Municipal de Belo Horizonte abordou o tema em reuniões, audiências e projetos. Além disso, a Casa implantou a coleta seletiva, que conta com a participação efetiva dos parlamentares e funcionários de todos os setores da Casa.

Mais trabalho

De acordo com o vereador Anselmo José Domingos (PTC), que também faz parte da Comissão de Meio Ambiente Política Urbana da Casa, as discussões voltadas à responsabilidade ambiental mobilizou grande número de cidadãos. “Falamos muito do papel reciclado, do recolhimento do lixo de forma adequada e outras coisas que cada um pode fazer no seu cotidiano para ajudar contra tudo que está aí”, enfatizou. O parlamentar destacou ações como a Semana do Meio Ambiente e o Câmara Mirim, que permitiu o envolvimento das crianças em projetos relacionados ao meio ambiente.

“Mobilizamos a maior parte da CMBH e agora vamos aguardar os resultados para o ano que vem. Esperamos que a próxima Mesa possa se engajar na campanha e colaborar com soluções para combater o problema de forma séria e atuante, que é dever de todos nós”, falou o parlamentar.

Projeto

A utilização de energias alternativas consta no projeto 1.844/08, do vereador Alberto Rodrigues (PV), que propõe que as Secretarias de Administração Regionais e escolas municipais sejam equipadas com receptores para a coleta de lâmpadas de mercúrio, pilhas e baterias usadas em rádios, relógios, laptops, celulares, câmeras digitais e aparelhos eletrônicos portáteis, quando descartados ou inutilizados.

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1216).