TRÂNSITO

Audiência discute mudanças no trânsito da Barão Homem de Melo

segunda-feira, 15 Dezembro, 2008 - 22:00
Audiência discute mudanças no trânsito da Barão Homem de Melo A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário se reuniu extraordinariamente em audiência pública na manhã de hoje, 16 de dezembro, a pedido do vereador Wagner Messias ‘Preto’ (DEM), para discutir  as mudanças feitas pela Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) no trânsito das avenidas Barão Homem de Melo e Silva Lobo. A reunião ocorreu às 9h30 no Plenário Helvécio Arantes da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Segundo o vereador, as mudanças afetaram os moradores e comerciantes dos bairros  Nova  Suíça, Nova Granada e Jardim América. “As mudanças prejudicaram os moradores nas Vilas Leonina e Santa Sofia. Eles ficaram sem ter como entrar no bairro,   e também os comerciantes, já que as placas de carga e descarga foram retiradas e em seu lugar colocadas outras, de estacionamento proibido”, comentou ‘Preto’. “Queremos que algumas mudanças sejam rediscutidas com a comunidade e, se possível, revistas”, disse o parlamentar”, completou.

Marcelo Mendes,  proprietário de loja de ferragens, pisos e revestimentos na avenida Barão  Homem de Melo,   disse que a redução de vagas para estacionamento  prejudicou o comércio. “Se o  cliente  não tem onde parar  como é que ele vai entrar na loja?  Isso sem falar nos locais para carga e descarga  que também não existem mais”, desabafou o empresário. “Concordamos que é necessário fazer mudanças na Barão Homem de Melo, pois do jeito que estava não pode ficar, mas a comunidade tem que ser ouvida”, acrescentou.

As mudanças foram implantadas há cerca de um mês, segundo a BHTrans, com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito  e dar segurança ao pedestre. Foram construídas baias, alterando  o sentido em algumas ruas e adotada mão  única em outras. Houve também a instalação de semáforos na Avenida.

De acordo com  Gilvaldo  de Vasconcelos Costa,  gerente regional Barreiro Oeste da BHTrans,   todo projeto é passível de mudanças. “ Esta semana vou visitar o local  e ver o que está acontecendo”, informou. “As mudanças não acabaram. Estamos no processo de implantação e o processo acontece assim mesmo. Nós temos que começar a partir de alguma proposta e depois junto com a comunidade vamos aperfeiçoando as alterações”, explicou.

Costa disse enfatizou que a  avenida Barão Homem de Melo vai ser alargada. “A obra faz parte do Orçamento Participativo 2009 e aí teremos uma outra situação”, comentou.  “Os resultados demoram a  aparecer porque   ninguém gosta de mudanças e é preciso tempo para se adaptar e deixar de lado velhos hábitos”, finalizou.

No final da  reunião, os participantes fizeram  um acordo segundo o qual moradores e comerciantes da região vão encaminhar ao vereador ‘Preto’ propostas de  adequação às mudanças para que ele as encaminhe à BHTrans.

Informações no gabinete do vereador ‘Preto’ (3555-1176/3555-1177) e na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1216).