Regional Pampulha ganha unidade para atendimento de dependentes químicos

O Executivo municipal, por meio do secretário Municipal de Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, confirmou a criação do Centro de Referência em Saúde Mental (Cersam-ad), na regional Pampulha. Será a primeira unidade da rede de atendimento intensivo aos dependentes químicos, que contará com uma equipe multiprofissional treinada e capacitada para atender aos usuários de drogas, um trabalho realizado em parceria com o Centro Mineiro de Toxicomania.
terça-feira, 1 Abril, 2008 - 21:00
A iniciativa é da vereadora Ana Paschoal (PT), que enviou uma indicação ao Executivo sugerindo a criação de uma rede de atendimento ao dependente químico. O documento de nº 1.107/07 recomenda que essa rede de atenção básica à saúde seja reconhecida e valorizada como forma importante no tratamento dos indivíduos com problemas relacionados ao consumo de álcool e outras drogas.
De acordo com a vereadora, a proposta foi elaborada a partir do trabalho que ela desenvolve com jovens usuários de drogas, com o objetivo de ajudá-los a mudar o próprio futuro. O projeto Recuperação de Dependentes Químicos é um trabalho de combate ao tráfico de drogas que, segundo a parlamentar, precisa da contribuição de todos. “É uma causa que deve ser abraçada pela população. Não adianta tentar resolver sozinho, pois as drogas também atingem as famílias”, afirmou.
Cuidado especial
A indicação, que foi aceita pela Secretaria Municipal de Saúde, prevê um investimento maior no tratamento dos dependentes químicos, por meio da criação de espaços para o atendimento, utilizando a rede do Cersam, que está presente em todas as regionais. “Os usuários de drogas, inclusive de álcool, necessitam de um cuidado especial. Precisamos salvar a vida desses jovens, que entram cada vez mais cedo para esse caminho sem volta”, ressaltou Ana Paschoal.
Atualmente, a Rede Municipal de Saúde conta com 508 equipes de Saúde da Família, distribuídas entre os 9 distritos sanitários da cidade. São 60 equipes especializadas em saúde mental, também disponíveis nos Centros de Convivência das regionais. A partir da implantação e avaliação do Cersam-ad, a idéia é ampliar para as outras regionais, criando uma rede de atendimento aos usuários de drogas.
“A abordagem ao uso abusivo de álcool e outras substâncias químicas é uma questão que afeta a vida da cidade e, por isso, merece a criação de uma política pública articulada que ofereça saídas, no que diz respeito ao tratamento, ao lazer e à sociabilidade dos dependentes”, ressaltou Helvécio Magalhães.
Será criado também, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o Cersam-adi, que responderá pelo atendimento de crianças e adolescentes portadores de sofrimento mental grave e persistente, que façam ou não o uso abusivo de álcool e outras drogas.
“A secretaria reconhece a gravidade da questão. Apesar dos avanços, também detectamos a necessidade de priorizar as ações nesse campo, em 2008”, afirmou Helvécio Magalhães.

Informações no gabinete da vereadora Ana Paschoal (3555-1224/1225).