Centro de saúde do Miramar conta com nova infra-estrutura

terça-feira, 29 Abril, 2008 - 21:00
Centro de saúde do Miramar conta com nova infra-estrutura O posto, anteriormente denominado Centro de Saúde Miramar, recebeu o nome de Centro de Saúde Mauro de Araújo e atende cerca de 300 pessoas por dia. A mudança de denominação culminou em uma interessante Parceria- Público- Privada (PPP), que beneficia diretamente a comunidade da região.  O centro de saúde do bairro Miramar, na região do Barreiro, ganhou recentemente um Playground da Longevidade.
O  playground dispõe de 12 aparelhos para que as pessoas acima de 40 anos possam fazer alongamentos e exercícios leves. No local há instruções sobre o uso adequado de cada aparelho, com sugestões de exercícios.
O centro de saúde também conta com nove consultórios médicos; salas de observação, curativo e vacina; farmácia e odontologia. A unidade mantém quatro Equipes de Saúde da Família (ESF), sendo cada uma composta por médico generalista, enfermeira, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde. As ESF também trabalham com equipe médica de apoio, formada por pediatra e clínico-geral.
Mudança de nome
A alteração do nome, de Centro de Saúde Miramar para Centro de Saúde Eduardo Mauro de Araújo, é oriunda do projeto 1120/06, de autoria do vereador Ronaldo Gontijo (PPS), que originou a lei 9373/07.  Eduardo Araújo é neto do fundador da drogaria, que leva o nome da família. Ele começou a trabalhar na empresa aos 15 anos e se tornou presidente da mesma de 1979 a 2004.
Segundo o parlamentar, Eduardo Araújo desenvolvia um forte trabalho social, à frente da Semana da Saúde, ação voltada aos interesses da população belo-horizontina. A adoção do nome Araújo gerou resultados satisfatórios. “ Com a mudança de nome, o atual presidente da drogaria resolveu adotar o centro de saúde”, comentou.
O vereador disse que não esperava que o reconhecimento das ações de um cidadão fosse resultar em uma PPP. “ É uma parceria vitoriosa, porque desencadeou em um processo positivo, e a população aderiu 100%”, frisou.

Ronaldo Gontijo destacou que a parceria só deu frutos, porque a empresa em questão tem histórico de responsabilidade social. “Com a adoção, o centro de saúde ganhou um playground e, além disso, um projeto paisagístico, que engloba gramado, plantas e flores. O parlamentar acrescentou que o playground já conta com voluntários do meio acadêmico, que auxiliam as pessoas que freqüentam diariamente o centro de saúde.

Diversas atividades marcaram a inauguração do local, entre elas, uma feira de saúde, promovida pela Drogaria Araújo e Serviço Social do Comércio (Sesc–MG) e aula de ginástica, oferecida pela Academia da Cidade e promovida pela Prefeitura. O Circuito da Saúde ofereceu medição de pressão arterial e glicose, além de orientações sobre saúde e avaliação do Índice de Massa corporal (IMC).
As crianças puderam participar da rua de lazer com brinquedos e teatro, pipoca, algodão doce, e um escovódromo, onde receberam orientações sobre a melhor maneira de escovar os dentes. O evento contou com a presença do secretário Municipal de Saúde, Helvécio Miranda e do vereador Ronaldo Gontijo. O evento ocorreu no dia 29 de março.

Informações no gabinete do vereador Ronaldo Gontijo (3555-1178-1179)