EDUCAÇÃO POLÍTICA

Vereadores mirins de 2024 são empossados na Câmara de BH

Eleitos pelos colegas, alunos de quinze escolas públicas e particulares de ensino fundamental têm mandato até o final do ano

quarta-feira, 19 Junho, 2024 - 21:00

Fotos:Rafaella Ribeiro/CMBH

Eleitos vereadores mirins em maio deste ano, alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares de Belo Horizonte tomaram posse nesta quarta-feira (19/6) em solenidade realizada no Plenário Amintas de Barros da Câmara Municipal. O evento, que contou com a participação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) e do secretário municipal de Educação, Bruno Oitaven Barral, parceiros do Legislativo no projeto, marca o início formal do mandato dos jovens parlamentares da 15ª edição do Câmara Mirim. Estudantes, professores e familiares também foram saudados pelo presidente da Casa, Gabriel Sousa Marques de Azevedo (MDB), e pelo gerente interino da Escola do Legislativo, responsável pela coordenação do projeto de educação política e cidadã, referência para todo o país.

A estudante Laura Moutinho, eleita presidente da 14ª Legislatura, abriu a primeira sessão ordinária de plenário, convidando os vereadores mirins mais votados nominalmente e proporcionalmente, Pedro Henrique Matias Rodrigues e Lucca Rodrigues de Oliveira, para fazer a leitura do juramento. Em seguida, todos foram chamados para assinar o livro de posse.

“Vocês não estão vendo um quadro aqui. Nós também não temos intervalos, sirene, recreio. Este não é prédio da escola de vocês. Mas espero que a Câmara Municipal, nos próximos meses, seja um local de aprendizagem também”, disse o presidente Gabriel Azevedo ao dar as boas-vindas aos jovens parlamentares. “Espero que a Câmara de BH seja sala de aula para vocês perceberem que só há evolução quando a gente convive com quem é diferente de nós. É no pensamento múltiplo que a gente avança”, concluiu.

Presença feminina

As eleições de 2024 tiveram a participação de 135 candidatos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental de dez escolas públicas municipais, uma federal e quatro particulares. Mais de 5 mil eleitores participaram do processo, que inclui campanhas eleitorais, seleção e treinamento de mesários e conta com o auxílio das urnas eletrônicas oficiais do TRE. Quarenta e oito estudantes foram eleitos.

A juíza auxiliar do TRE, Roberta Rocha Fonseca, celebrou a presença maior de meninas no Câmara Mirim que nas eleições municipais, o que, para ela, representa um avanço da nova geração. “A presença feminina nos alegra, nos motiva. Os 5 mil eleitores com certeza vão se sentir bem representados”, enfatizou.

Já o gerente interino da Escola do Legislativo, Milton Alves, além de dar as boas-vindas, falou de suas expectativas: “Espero que, no final do processo, quando a gente for fazer a solenidade de encerramento, que estes vínculos com os colegas, com a cidade e com a Câmara Municipal estejam ainda mais fortes”.

Atividades

Entre a eleição e a posse, os jovens vereadores participaram de palestras e oficinas de preparação para o exercício do mandato. A partir de agora, realizarão simulações de reuniões de comissão, audiências públicas e outras atividades a rotina parlamentar, orientados por servidores da Casa. Ao final, deverão elaborar sugestões de proposições, que serão votadas em reunião plenária; as ideias aprovadas são enviadas às comissões permanentes da Câmara, que podem propor sua tramitação regular após avaliação de viabilidade.

Sobre o Câmara Mirim

Visando promover a consciência e a participação política da sociedade, o projeto Câmara Mirim é realizado todos os anos pela Escola do Legislativo da CMBH, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o TRE-MG e o Centro Pedagógico da UFMG. Durante a experiência, os vereadores mirins aprendem sobre o papel do Legislativo na democracia e o processo de tramitação das leis, desenvolvem habilidades como oratória e trabalho em equipe, identificam problemas das comunidades e propõem soluções, com foco no tema da edição, escolhido no ano anterior.

Participam da edição de 2024 as Escolas Municipais Dom Orione, Henriqueta Lisboa, Luiz Gonzaga Junior, Maria Silveira, Milton Campos, Oswaldo França Júnior, Professora Acidália Lott, Solar Rubi, Tristão da Cunha e Zilda Arns; a Escola Estadual Henrique Diniz; o Colégio Batista Mineiro - Unidade Castelo e Unidade Floresta; Colégio Cristão Efigênia Tobias; e a Maple Bear Canadian School.

Solenidade de Posse dos Vereadores Mirins da 15° Legislatura