MOBILIDADE URBANA

Vereadores querem informações sobre o Plano de Mobilidade da Região Metropolitana

Reparo em rua destruída por uma cratera no Belvedere também será questionado

quinta-feira, 21 Março, 2024 - 16:30
Imagem da tela co computador com motos em cima de um viaduto. Ao fundo , o Plenário onde acontece a reunião

Foto: Abraão Bruck/CMBH

A Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços quer entender quais medidas específicas estão sendo implementadas pelo Município para promover a integração tarifária no sistema de transporte público da Grande Belo Horizonte, prevista no Plano de Mobilidade da Região Metropolitana (PlanMob), lançado pelo governo de Minas, em dezembro do ano passado. Para isso, aprovou, durante reunião realizada nesta quinta-feira (21/3), pedido de informações destinado ao prefeito Fuad Noman (PSD) e ao superintendente de Mobilidade do Município (Sumob), André Dantas. O colegiado também vai questionar o Executivo sobre as medidas adotadas para fechar uma cratera que se abriu na Avenida Presidente Eurico Dutra, no Belvedere. 

Plano de Mobilidade

Com o objetivo de promover a integração tarifária e dar prioridade ao transporte coletivo na RMBH, o governo Minas lançou o PlanMob. A pedido de Marcela Trópia (Novo), a comissão aprovou requerimento questionando o prefeito e o superintendente de Mobilidade sobre quais os principais desafios identificados até o momento na execução do plano.

Os vereadores também querem saber sobre o cronograma previsto para a implantação das melhorias anunciadas no PlanMob, incluindo a instalação de infraestrutura e a implementação de novos serviços de transporte, o investimento total para sua execução, e se há participação da sociedade civil e de outros órgãos governamentais.

Cratera do Belvedere

A comissão também acatou o pedido de informações, assinado por Braulio Lara (Novo), sobre a cratera que se abriu na Avenida Presidente Eurico Dutra, no Bairro Belvedere. De acordo com o requerimento, a obra para o fechamento da cratera foi embargada em razão de risco aos trabalhadores. Diante da situação caótica no trânsito, o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Leandro César Pereira, deverá responder aos vereadores qual a empresa contratada para a realização do reparo emergencial; o valor gasto para a realização da obra e se há previsão de conclusão, após o embargo. A comissão solicita ainda que seja encaminhada cópia integral da Ordem de Serviço que determinou a intervenção, bem como a justificativa legal.  

Visitas técnicas 

Entre as 16 visitas técnicas aprovadas pelo colegiado, são destaque os pedidos de Loíde Gonçalves (Podemos) e de Cleiton Xavier (PMN), ambos marcados para o dia 9 de abril. Às 10h30, a comissão vai vistoriar a  sede da Empresa São Dimas Transportes Ltda., (Rua Professor José Vieira de Mendonça, 555, Bairro Engenho Nogueira). A  pedido de Loide Gonçalves, o grupo vai verificar as condições dos veículos destinados ao transporte coletivo de passageiros operados pela empresa. Serão convidados para acompanhar os trabalhos o secretário municipal de Governo, Castellar Modesto Guimarães Neto; a diretora-presidente da BHTrans,  Júlia Costa Gallo, o superintendente de Mobilidade de Belo Horizonte, André Soares Dantas;  a diretora de Planejamento e Controle de Mobilidade, Gabriela Pereira Lopes, e o comandante da Guarda Municipal de Belo Horizonte,  Júlio César Pereira de Freitas. 

Logo após, às 11h30,  a comissão vai verificar a possibilidade de realizar a contenção do barranco no entorno da escadaria que liga a Rua Francisco de Paula Rocha à ponte que dá acesso à Avenida Fazenda Velha. O ponto de encontro será na Francisco de Paula Rocha, 69, Bairro Jardim Felicidade. Autor do requerimento, Cleiton Xavier informou que a medida busca aumentar a segurança do pedestre. Além de representantes das Secretarias Municipais de Governo e de Obras e Infraestrutura, também devem participar da visita representantes da Coordenadoria de Atendimento Regional Norte e da Urbel. 

Superintendência de Comunicação Institucional 

7ª Reunião Ordinária - Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços