Sete estudantes são premiados por escrita sobre participação popular na democracia
Professores de referência, que atuaram na orientação dos alunos, também receberam certificado e medalhas

Foto: Karoline Barreto / CMBH
Sete alunos de 15 escolas públicas e privadas de ensino médio e fundamental foram premiados com medalhas e certificados, nesta quinta-feira (22/2), pela participação no “II Concurso de Redação" da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). O Plenário Amynthas de Barros, palco dos debates políticos e decisões que impactam a capital, foi cenário da cerimônia, que homenageou também professores que atuaram na orientação dos alunos, selecionados pela comissão julgadora a partir de critérios como originalidade e desenvolvimento do assunto, entre mais de 100 textos enviados. Com o tema "A importância da participação popular para o fortalecimento da democracia", as redações deram lição de que os jovens estão atentos ao exercício da cidadania. O presidente da CMBH, Gabriel Sousa Marques de Azevedo (sem partido), destacou a importância da escrita como principal ferramenta para expressar, contar e explicar pensamentos e sentimentos.
Emanuela Pilé, procuradora da Casa, parabenizou os responsáveis pelo concurso, citando Paulo Freire e agradecendo aos professores por transformarem vidas. Roberto Edson de Almeida, gerente de Escola do Legislativo, ressaltou o papel fundamental dos professores na mobilização dos alunos.
O professor Antônio Augusto Braico, premiado pela segunda vez, abordou a relevância do tema do ponto de vista didático-pedagógico, destacando a motivação dos alunos. Pedro Tolentino, 2º lugar na categoria ensino médio, enfatizou a importância da escrita para o desenvolvimento do senso crítico e habilidades mentais e físicas.
Giovanna Heler, 1ª colocada na categoria ensino fundamental, incentivou a participação de todos no próximo concurso, em 2025, considerando-o um grande aprendizado. A professora Maria Clara concordou, vendo a seleção como uma oportunidade de acessar e debater pautas políticas.
Além dos certificados e medalhas, os vencedores terão suas redações incluídas em publicação literária digital, a ser lançada em breve pela CMBH e disponibilizada para acesso público em seus canais de comunicação institucional. Os autores da redação detentora da melhor nota de cada categoria (ensino fundamental e ensino médio) ainda receberam três livros da coleção "As grandes ideias de todos os tempos", da Editora Globo.
Alunos premiados na categoria Ensino Fundamental II:
- Giovanna Heler de Oliveira, Colégio Magnum Agostiniano – 9º ano (1º lugar)
- Luísa Dias Freitas, Colégio Magnum Cidade Nova – 9º ano (2º lugar)
- Maria Fernanda Torres Borges, Colégio Pio XII – 7º ano (3º lugar)
- Marina Lourenço Coimbra, Escola Estadual Padre José Maria de Man – 9º ano (Menção Honrosa)
Alunos premiados na categoria Ensino Médio:
- Layssa Victória Barbalho Assunção Silva, Colégio Santa Dorotéia – 3º ano (1º lugar)
- Pedro Tolentino Pires Braga, CEFET/MG – 1º ano (2º lugar)
- Gabriel Alves Damasceno, CEFET/MG – 1º ano (3º lugar)
Além dos alunos, foram premiados os professores:
- Antônio Augusto Braico, Cefet-Mg
- Juliana Gouvêa Ladeira, Colégio Pio XII
- Maria Clara, Colégio Magno
Superintendência de Comunicação Institucuional