REVITALIZAÇÃO

Praça da Constituinte será entregue à população pela CMBH nesta quinta

Na data que marca os 35 anos da promulgação da Constituição, BH ganha novo espaço público com estátua de deputado constituinte

quarta-feira, 4 Outubro, 2023 - 15:00

Foto: Rafaella Ribeiro/CMBH

Principal símbolo do processo de redemocratização nacional, a Constituição Cidadã foi promulgada em 5 de outubro de 1988 e, 35 anos depois, em 2023, a data, que é um marco para a população brasileira, será comemorada em Belo Horizonte com a entrega de um novo espaço de sociabilidade aos belo-horizontinos pela Câmara Municipal: a Praça da Constituinte, localizada em frente à sede do Poder Legislativo, totalmente remodelada e aberta ao povo. O espaço havia ficado fechado por gradis por cerca de seis anos, até janeiro de 2023, quando o vereador Gabriel (sem partido) assumiu a presidência do Legislativo Municipal e decidiu, juntamente com os demais membros da Mesa Diretora, requalificar e devolver a área para a população da capital. Além da valorização das obras de Amílcar de Castro e de Oscar Niemeyer, presentes no espaço, a Praça da Constituinte irá abrigar uma nova criação artística: uma estátua em homenagem ao deputado constituinte e vereador Elias Murad (1924-2013).

As obras para requalificação do espaço começaram com a retirada das grades que apartavam do público a praça, as obras de arte e o espaço de convivência em frente à CMBH, no início do mandato da atual Mesa Diretora, que foi eleita em 12 de dezembro do ano passado e assumiu a atribuição de estar à frente da Câmara Municipal a partir de 1º de janeiro de 2023 até dezembro de 2024. Ao pôr fim ao uso de gradis como estratégia para cercear a ocupação da praça pelos cidadãos, a nova Mesa Diretora entrega uma área pública requalificada ao povo de Belo Horizonte, mas, mais do que isso, ao retirar os obstáculos que separavam a população da praça e da sede do Parlamento, o Poder Legislativo pretende simbolizar a busca da aproximação entre representantes e representados e a abertura permanente da Casa aos anseios dos moradores da capital.

“Quando eu me tornei presidente, nós tínhamos um espaço gradeado, sem acesso da população, e nós estamos abrindo totalmente para a população, valorizando duas obras de arte muito importantes: uma do Amílcar de Castro, que dialoga com a obra que existe na Assembleia Legislativa de Minas Gerais; e outra que ficava um pouco escondida e as pessoas desconheciam, que é uma obra presenteada pelo Oscar Niemeyer, em 1990, para celebrar a Lei Orgânica do Município”, explica Gabriel sobre a Praça da Constituinte.

Elias Murad

Também nesta quinta-feira, na comemoração dos 35 anos da Constituição Cidadã, a população da capital ganhará mais uma obra de arte: a estátua do vereador Professor Elias Murad, que, conforme a Deliberação 8/2023, passa a ser reconhecido como Patrono da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Médico e professor, Murad, falecido em 2013, aos 87 anos, ficou conhecido por defender a saúde pública, especialmente por sua atuação no combate às drogas. Além de ter sido vereador da capital por dois mandatos, exerceu o cargo de deputado federal por quatro legislaturas.

A estátua a ser instalada na nova Praça da Constituinte é uma criação de Léo Santana, renomado escultor mineiro cujas obras estão em áreas públicas de diferentes cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Maceió. “BH vai ganhar mais uma estátua do Léo Santana, que é o artista que fez o Pedro Nava e o Carlos Drummond de Andrade, localizadas na Rua da Bahia, Henriqueta Lisboa, na Savassi, e nós vamos ter aqui uma homenagem a um constituinte mineiro, o professor Elias Murad, que, depois de ser constituinte, foi vereador por vários anos aqui na Câmara Municipal” explica Gabriel.

Requalificação

A requalificação da Praça da Constituinte não gerou custos para os cofres públicos. “Há todo um redesenho deste espaço, que nos foi presenteado pelo Luiz Carlos Orsini, paisagista, e sem um centavo de dinheiro público, pois foi uma doação do Grupo Patrimar. Então, eu acho que esse é um grande presente que a gente dá pra cidade”, explicou Gabriel sobre o novo espaço público em frente à Câmara Municipal de Belo Horizonte. Também a retirada dos gradis não gerou custo adicional para a Câmara, uma vez que foi realizada por prestadores de serviço do próprio Legislativo, tendo o material sido recolhido e entregue à PBH.

Com a requalificação, a Praça da Constituinte deverá constituir-se como uma área de encontro e sociabilidade, proporcionando o bem-estar dos indivíduos e funcionando como local de escape dentro do contexto urbano. Desse modo, a área entre as portarias 1 e 2 da Câmara Municipal passará a cumprir realmente sua função de espaço público e contará com equipamentos urbanos, iluminação, cobertura vegetal, obras de arte, projeto paisagístico, além dos mastros com as bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Belo Horizonte, as quais são hasteadas pela manhã e arriadas ao fim do dia.

“Eu tenho certeza de que quem passar por aqui e ver o resultado vai dizer que valeu a pena, vai dizer que valeu a pena esperar para a Câmara estar completamente remodelada, sobretudo de portas abertas para o povo. Vamos lembrar que, agora, nós temos uma praça que antes não existia, vamos lembrar que nós temos uma galeria de arte, que antes não existia, o Restaurante Popular reaberto: é a Casa do Povo, com o povo, pelo povo e para o povo”, explicou o presidente Gabriel em referência ao Corredor Cultural Alberto da Veiga Guignard, a ser inaugurado no dia 5 de outubro, junto com a Praça da Constituinte; e à reabertura do Refeitório Popular, que ficou fechado de março de 2020 a 1º de fevereiro deste ano, data em que foi reinaugurado pelo presidente.