LUTO

Legislativo declara luto oficial de três dias pela morte do ex-vereador Geraldo Félix

Presidente Gabriel externou seus sentimentos ao filho do ex-parlamentar, vereador Maninho Félix. Geraldo atuou por cinco mandatos

sexta-feira, 18 Agosto, 2023 - 13:45

Foto: Cláudio Rabelo/CMBH

Faleceu nesta sexta-feira (18/8), aos 88 anos, o ex-vereador Geraldo Félix. Capitão reformado da Aeronáutica, entre os anos de 1993 e 2012 Felix exerceu cinco mandatos consecutivos de vereador na Câmara Municipal de Belo Horizonte. O presidente da Casa, vereador Gabriel (sem partido), externou seus sentimentos em nome de todos os colegas a amigos e familiares do ex-parlamentar, em especial ao seu filho, o vereador Maninho Félix (PSD). O velório ocorrerá neste sábado (19/8), a partir das 9h, no Cemitério Bonfim; no mesmo local, às 14h, será o sepultamento. O Legislativo declarou luto oficial de três dias, quando as bandeiras nacional, de Minas Gerais e do Município ficarão a meio-mastro.

Biografia

Geraldo Félix de Jesus é mineiro de Belo Horizonte, nascido em 22 de fevereiro 1935. Casado com Nilce de Jesus, deixa três filhos. Geraldo Félix foi cabo e eletricista, sargento meteorologista e capitão inativo da Força Aérea Brasileira (FAB/BH). Formado em Direito pela Uuniversidade Federal de Minas Gerais e em Ciências Econômicas pela PUC Minas, foi secretário da Regional Noroeste da Prefeitura de BH.  Também foi procurador concursado da Câmara Municipal de Belo Horizonte e vereador entre os anos de 1993 a 2012. Geraldo Félix ainda exerceu o mandato de vogal na Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) entre os anos de  2015 e 2019.

Na Câmara Municipal de BH, Geraldo Felix teve atuação com foco na saúde. Entre as suas contribuições para a cidade está a criação do Programa de Saúde Vocal para professor da rede municipal de ensino (Lei 9135/2006) e norma que regula a assistência à saúde dos servidores da Casa (Lei 10107/2011). Em 2011, a Lei 10.111, de Geraldo Félix, oficializou no Município o Hino à Negritude, a ser executado em solenidades oficiais relacionadas à raça negra.