ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA

Em visita técnica, PBH anuncia revitalização da Praça JK, no Sion

Obras, que contemplam reforma do piso, cercamento dos playgrounds e acessibilidade, terão início em agosto e devem levar um ano

quinta-feira, 6 Julho, 2023 - 15:00
Vereadores e equipes caminham pela pista de cooper do Parque

Foto: Claudio Rabelo/CMBH

Em visita técnica da Comissão Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana, nesta quinta-feira (6/7), ao Parque Municipal Juscelino Kubitschek, mais conhecido como Praça JK, no Sion, a Prefeitura anunciou que o espaço, de aproximadamente 28 mil m², vai passar por ampla revitalização. Reforma do piso, cercamento dos dois playgrounds, acessibilidade, drenagem da quadra e construção de arquibancadas estão entre as intervenções, previstas para iniciar no próximo mês de agosto e durar um ano. O vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares (PL) solicitou a visita para avaliar se as melhorias atenderão aos anseios da comunidade. Moradores que acompanharam a atividade ficaram satisfeitos com as propostas, mas reclamaram que suas demandas não foram ouvidas na definição das intervenções e pediram que o poder público cuide da praça após a reforma. 

O presidente da Câmara Municipal de BH, Gabriel (sem partido), também participou da atividade e lembrou que a democracia nasceu em praças e continua se fortalecendo nelas. Ele destacou a beleza do lugar, que fica aos pés da Serra do Curral, a necessidade de preservar o Córrego Acaba Mundo, lindeiro ao parque, e a importância de manter a praça como ponto de encontro da comunidade. “A Praça JK é um exemplo de convivência democrática e precisa do cuidado do poder público e da sociedade”. 

As obras de revitalização da praça, segundo o coordenador de Atendimento Regional Centro-Sul, Álvaro Goulart, terão início no próximo mês de agosto e devem ser finalizadas em 360 dias. O edital, que está em fase de licitação, contempla a reforma do piso, da pista de caminhada e o cercamento dos dois playgrounds já existentes, além da acessibilidade, cercamento do córrego e instalação de guarda-corpo. De acordo com o representante da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), o arquiteto Artur Moraes, o edital prevê drenagem da quadra de saibro, instalação de piso emborrachado e construção de arquibancadas. Estão previstos ainda o cadastramento arbóreo, cujo objetivo é avaliar a saúde das espécies e promover a supressão daquelas que indicarem risco de queda ou infestação de parasitas, além do plantio de espécies nativas. “A proposta é refazer o paisagismo para recuperar o projeto original, aumentar o plantio de árvores para fazer o sombreamento da quadra e da academia”, afirmou o arquiteto. Segundo Artur Moraes, o edital prevê também a transformação da área de estacionamento em área de convivência com a instalação de quiosques para comércio e de banheiros. 

Presidente da Associação de Moradores dos bairros Anchieta, Cruzeiro, Carmo, Comiteco e Sion, Carlos Alberto Rocha ficou satisfeito com as propostas, mas pontuou que, embora atenda grande parte das demandas, o edital não foi discutido com a comunidade. Ele acredita que este é o momento para fazer intervenções que contemplem as necessidades dos moradores. “Além do que está previsto no edital, nossa expectativa é ter um teatro de arena, um espaço pet (Parcão) e a requalificação da quadra para transformá-la em poliesportiva”, afirmou. Comerciantes, moradores e membros do Circuito Bandeirantes também participaram da visita. Ao destacar que se trata de uma região privilegiada pelo número de parques e áreas verdes, eles lamentaram a falta de atenção do poder público e solicitaram que a PBH cuide da manutenção da praça.

Superintendência de Comunicação Institucional 

Visita técnica para avaliar a situação do Parque Municipal Juscelino Kubitschek - Praça JK - a pedido da associação dos moradores - Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana