REABILITAÇÃO

Usuários pedem construção de novo Creab para atender regiões Leste e Nordeste

Unidade atual em rua íngreme e sem opções de ônibus dificulta acesso. Comissão vai visitar terreno da PBH sugerido na audiência

quinta-feira, 15 Junho, 2023 - 22:15

Foto: Karoline Barreto/CMBH

Oferecendo serviços de reabilitação física, visual, auditiva e intelectual e tratamento de disfunções ortopédicas e neurológicas, os Centros de Reabilitação (Creabs) atendem principalmente pessoas com deficiência e dificuldades motoras. Em audiência pública da Comissão de Saúde e Saneamento nesta quinta-feira (15/6), conselheiros locais e distritais de saúde e usuários do Creab Leste, que atende também a Região Noroeste, relataram as dificuldades de acesso à unidade, situada no ponto mais alto da Rua Bicas, no Bairro Sagrada Família, muito íngreme e distante do ponto de ônibus, e reivindicaram a mudança para um local mais acessível. O requerente do encontro, Wilsinho da Tabu (PP), reforçou a demanda junto à Secretaria Municipal de Saúde e às duas Administrações Regionais, que reiteraram a sensibilidade e a disposição do prefeito Fuad Noman (PSD) para resolver o problema. Empenhado na busca de um novo local para abrigar o equipamento, o vereador sugeriu um terreno no Bairro Santa Inês, que visitou recentemente, e vai solicitar à comissão a vistoria de uma área da PBH na Avenida Cristiano Machado que, segundo participantes, atenderia os requisitos.

Na abertura da reunião, Wilsinho da Tabu exibiu um vídeo da visita técnica da Comissão de Saúde e Saneamento ao Creab Leste na semana passada, requerida por ele, que mostra a inclinação acentuada do longo trecho percorrido desde o ponto de ônibus, na Avenida Silviano Brandão, até a entrada do equipamento.  “Levei três minutos para subir, em passo acelerado e sem cadeira de rodas, andador, muleta ou bengala como a maioria dos usuários”, relatou. Constatando a necessidade de melhorar as condições de acesso para quem busca reabilitação, que em sua grande maioria possui alguma dificuldade de locomoção, o vereador relatou o problema pessoalmente ao prefeito Fuad Noman. Na resposta, gravada em vídeo e exibida aos participantes da audiência, o chefe do Executivo diz que irá solicitar a verificação da situação pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e, se já houver uma solução viável, será adotada imediatamente.

Wilsinho elogiou a qualidade do atendimento na unidade e fez questão de diferenciar o acesso - as condições de mobilidade e deslocamento do usuário até a portaria - da acessibilidade nas dependências do equipamento, que atende a todas as normas e não é objeto de reclamações. O parlamentar ressaltou que, na mesma visita técnica que conferiu o acesso ao Creab, no dia 7 de junho, encaminhada em audiência realizada em 4 de maio, foram vistoriados alguns locais sugeridos para abrigar o novo equipamento. Entre eles, a área de aproximadamente 5 mil metros quadrados no Bairro Santa Inês, com entradas pelas Ruas Gustavo da Silveira, de um lado, e Conceição do Pará, do outro, ao lado da via 710, que liga as Regiões Leste e Nordeste, atendida por várias linhas de ônibus e pelo metrô, o que agradou vereadores e representantes dos usuários.  

As falas do vereador foram confirmadas e reforçadas por Aparecida Maria, Rita e Adriana Maia, usuárias e conselheiras locais e distritais de saúde das Regionais Leste e Nordeste e por Alessandra Antunes Tavares, gerente do Creab Leste, que relataram experiências próprias e de pessoas da comunidade que enfrentaram e enfrentam dificuldades de acessar o equipamento. Segundo elas, embora pouco conhecido e valorizado pela sociedade, o Centro de Reabilitação é uma das instituições mais importantes do SUS, tratando disfunções ortopédicas, neurológicas e intelectuais, como a paralisia cerebral e o autismo, concedendo próteses, cadeiras de rodas e aparelhos auditivos, entre outros, proporcionando mais qualidade de vida aos pacientes.

As conselheiras recomendaram a utilização de uma área de propriedade da Prefeitura localizada na Avenida Cristiano Machado, ao lado do Hotel Ouro Minas, próxima ao Minas Shopping, em um trecho plano da via, que passa nas duas regionais e é servida pelo metrô e dezenas de linhas de ônibus. Aparecida Maria sugeriu a Wilsinho da Tabu que faça uma visita técnica ao local, com acompanhamento da Prefeitura, para avaliar a possibilidade. O vereador assegurou que irá requerer a vistoria à Comissão de Saúde e Saneamento.

Equipamento essencial

Os integrantes da Comissão de Saúde e Saneamento que acompanharam a audiência parabenizaram a mobilização do colega em prol dos usuários do Creab Leste, que atende uma grande parcela da população de BH e pacientes de municípios próximos. Helinho da Farmácia (PSD) reforçou a importância dos Centros de Reabilitação para a rede pública de saúde e celebrou a inauguração, no próximo mês, de um Creab na Regional Barreiro, a mais populosa da capital, uma das causas que abraçou no início de seu primeiro mandato, em 2017. O equipamento evitará que os pacientes de fisioterapia e reabilitação, na maioria idosos, com deficiência e dificuldade de locomoção, precisem se deslocar por mais de 20 km para acessar a unidade mais próxima, favorecendo a adesão ao tratamento e prevenindo problemas futuros.  

Participante da visita técnica, Cláudio do Mundo Novo (PSD) confirmou a dificuldade de acesso ao equipamento atual. Segundo ele, o ideal seria uma unidade em cada regional, mas, enquanto não é possível, que seja definido o quanto antes um novo local para o Creab-Leste que atenda melhor a ambas. O vereador citou a implantação recente do Creab-Venda Nova, que beneficiou milhares de usuários, também resultante da mobilização da sociedade e do Legislativo. “Quando há pressão, as coisas andam”, afirmou. José Ferreira (PP) lembrou que, além da vulnerabilidade física, a vulnerabilidade social afeta grande parte dos pacientes; morando longe dos centros das regionais, são ainda mais penalizados pelo longo tempo gasto e os custos do deslocamento; o Creab-Noroeste, por exemplo, fica no Bairro Padre Eustáquio, próximo à região central da cidade. A implantação de um complexo de saúde com vários serviços, inclusive de reabilitação, no Bairro Glória, beneficiará os moradores da periferia.

Reiterando esse aspecto, Bruno Pedralva (PT) defendeu o passe livre da saúde, uma demanda antiga, e lembrou que a medida chegou a ser aprovada na Câmara em 2018, mas foi vetada por falta de recursos. Agora, no entanto, com a aprovação do subsídio para as empresas de ônibus, essa deverá ser uma das contrapartidas. Wilsinho da Tabu concordou: “Estaremos repassando quase 5% da receita líquida do Município ao sistema, e temos que cobrar a efetivação desse passe”, reforçou. Médico e militante histórico do SUS, o petista elogiou a luta dos colegas ao lado dos movimentos da saúde e indagou aos gestores municipais presentes sobre a situação da fila da reabilitação, possíveis medidas emergenciais para solucionar o problema do acesso e se está prevista a construção dos novos Creabs.

Prefeitura está aberta

Representaram o Executivo na audiência o coordenador de Atendimento da Regional Leste, Elson Alípio Júnior, o diretor regional de Saúde, Ewerton Lamounier, a gerente da Rede Complementar de Saúde da SMSA, Sheyla Novais, e Meire Villas Boas, da Regional Nordeste. Sobre a construção de novas unidades, Élcio ponderou que as Regionais Barreiro e Venda Nova, mais populosas e distantes do centro, não tinham o equipamento. O Creab-Leste, o primeiro da cidade, atende bem a população, assegurada a acessibilidade; o acesso, porém, precisa sim de atenção. Os gestores admitem que os terrenos indicados para abrigar o novo Creab atendem os requisitos no que tange a localização e transporte público, mas existem outros a serem considerados na escolha do local, como a metragem, as normas da Vigilância Sanitária e a segurança dos pedestres no entorno. Segundo Sheila, existe uma dificuldade real de encontrar terrenos adequados e a SMSA aguarda mais estudos.

Respondendo questionamento de Pedralva, Everton informou que a fila de espera do Creab Leste é de 151 usuários para ortopedia adulto (fisioterapia), 57 para Terapia Ocupacional, 24 em neurologia adulto e 18 infantil, e 13 para reabilitação intelectual. O tempo de espera varia de poucos dias a três meses, dependendo da modalidade. Com a abertura dos novos Creabs, espera-se que a demanda seja desafogada. “A Prefeitura está ciente da importância da demanda e aberta à escuta e à construção de soluções junto com a Câmara e a comunidade”, asseguraram os representantes.

“Bom saber que a secretaria, as regionais e o prefeito estão sensíveis e empenhados”, declarou Wilsinho da Tabu, elogiando os novos Creabs entregues e defendendo a oferta de equipamentos modernos e acessíveis em todas as regionais. “Não vou descansar enquanto não tivermos Creab com acesso para todos”, declarou.

Superintendência de Comunicação Institucional 

Audiência pública para debater a acessibilidade, atendimento e serviços do Centro de Reabilitação Leste (CREAB-L)- 16ª Reunião Ordinária: Comissão de Saúde e Saneamento