REVITALIZAÇÃO DO HIPERCENTRO

Presidente da Câmara discute com PBH medidas para requalificar região central

Gabriel defende mais moradias de interesse social e oportunidades de trabalho para a população da cidade

terça-feira, 21 Março, 2023 - 12:45
O presidente da Câmara, Gabriel, e o vereador Jorge Santos em reunião com secretários e assessores do Executivo, todos sentados à mesa.

Foto Bernardo Dias/CMBH

Uma série de medidas para impulsionar a revitalização do Hipercentro de Belo Horizonte foi tema de reunião nesta terça-feira (21/3) entre o  presidente da Câmara Municipal, Gabriel (sem partido), o vereador Jorge Santos (Republicanos), membro do Conselho Deliberativo do Patrimônio, e secretários e assessores do Executivo, como o de Política Urbana, João Antônio Fleury Teixeira, o adjunto de governo, Leonardo Castro, e os subsecretários de Planejamento e Orçamento, Bruno Passeli, e de Relações Intergovernamentais, Beatriz Góes. A reunião ocorre cerca de duas semanas após o lançamento do Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte pela Prefeitura, com objetivo de aumentar as oportunidades de moradia, trabalho e lazer.

Ausência de cobrança para regularização dos parâmetros de empreendimentos já construídos no Hipercentro; desconto no cálculo de área total construída para a reconversão de imóveis para novos usos; e flexibilização de parâmetros que impediam a conversão de edifícios comerciais em residenciais, como a permissão de ventilação mecânica nos banheiros, estão entre as medidas acordadas entre o presidente da Câmara e secretários e técnicos do Poder Executivo. Outras medidas propostas são benefício para construção de habitação de interesse social, oferecendo potencial construtivo em outros imóveis igual à àrea de produção habitacional; isenção de ITBI para imóveis participantes do programa que sejam comprados para reconversão em residências; e desconto no IPTU para os projetos aprovados para retrofit no Hipercentro.

João Antônio Fleury Teixeira explicou que a reunião trouxe propostas interessantes, como “medidas para incentivar que o mercado volte a investir no Hipercentro da cidade, gerando emprego, renda, habitações, inclusive populares, permitindo que a gente possa ter uma área onde as pessoas tenham prazer de voltar a viver”. O subsecretário adjunto de Governo, Leonardo Castro, comentou que a Prefeitura propôs ações de requalificação para tornar o centro mais atraente e aprazível para as pessoas e o arcabouço normativo proposto na reunião “vem complementar esse grupo de incentivos que tem potencial de promover uma verdadeira requalificação na região”. Breatriz Góes disse que as medidas vão na mesma direção das grandes preocupações do prefeito, que é a habitação de interesse social. “Essa iniciativa, combinada com interesses do mercado imobiliário, vai ser uma grande vitória para a cidade”, afirmou.

Os vereadores presentes comentaram a importância das propostas e a necessidade de celeridade para atender as demandas da cidade.  “Tomei posse como presidente tendo como meta o trinômio teto, trabalho e transporte, e esse conjunto de ideias beneficia as três palavras porque cria mais moradia, oferece emprego na construção civil e deixa de gerar trânsito porque se as pessoas moram perto do trabalho elas podem ir até caminhando ou pedalando, facilitando a vida da cidade”, comentou Gabriel. Para o presidente, a capital mineira vai na direção de "qualquer cidade que evoluiu no planeta, valorizando a sua área central, e gerando oportunidade para quem vive por aqui”. Jorge Santos ressaltou a importância das medidas em construção. “Vamos fazer com que elas tramitem o mais rápido possível aqui na Câmara”, assegurou.