MANIFESTAÇÃO

Motociclistas protestam por regulamentação de serviço por aplicativo

Gabriel garantiu que serviço de transporte de passageiros por moto não será suspenso e que regras serão construídas em diálogo

terça-feira, 14 Fevereiro, 2023 - 17:30

Foto: Bernardo Dias/CMBH

Um grupo de motociclistas protestou em frente à Câmara Municipal de Belo Horizonte nesta terça-feira (14/2) pedindo a regulamentação do serviço de transporte de passageiros por moto via aplicativo na capital. A manifestação ocorreu após repercussão de uma declaração do vereador Wesley (PP) durante a reunião da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, ocorrida na quinta-feira (9/2), quando o parlamentar questionou à Prefeitura BH sobre uma possível proibição do serviço até que a modalidade de transporte fosse normatizada, o que, segundo ele, aconteceu em São Paulo. Wesley anunciou, na ocasião, que entraria na Justiça para que o serviço fosse suspenso até que ocorresse a regulamentação. Do grupo de e manifestantes que não reagiu bem à notícia, foi formada uma comissão de seis motociclistas, recebida pelo presidente da Casa, Gabriel (sem partido). Ele assegurou que não haverá nenhuma ação do Legislativo para suspender o serviço e que a regulamentação desse tipo de transporte será construída em diálogo com a categoria. 

“Estamos muito preocupados em sermos proibidos de trabalhar. Queremos esclarecer o que está de fato acontecendo, pois Uber Moto não tem lei que discrimina e nem legaliza”, disse um dos manifestantes. Gabriel explicou que não há nada tramitando na Câmara para suspender o serviço e que a ação do vereador Wesley trata-se apenas de um pedido de informação. “Faço aqui três compromissos com vocês: o primeiro de que não será ajuizada nenhuma ação suspendendo o serviço de moto por aplicativo; o segundo é que vamos criar uma lei que regulamenta o serviço na cidade, em diálogo permanente com vocês, porque pai de família tem que trabalhar; e o terceiro, é que vamos marcar uma reunião na Superintendência de Mobilidade Urbana (Sumob), com a participação da comissão de vocês e do vereador Wesley para tratar deste assunto”, assegurou Gabriel.

Wesley defendeu que a regulamentação vai garantir mais segurança para os usuários e melhores condições de trabalho para os motociclistas. Após o anúncio dos três compromissos, a manifestação, que ocorreu de forma pacífica, foi dispersa.

Superintendência de Comunicação Institucional

Motociclistas protestam na CMBH por regulamentação de serviço de aplicativo por moto em Belo Horizonte