TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Ex-presidente Luzia Ferreira aconselha Gabriel a “não ficar refém de pressões”

Primeira mulher a presidir a Câmara e nova intermediária entre a PBH e a Casa elogia perfil e iniciativas do atual presidente

terça-feira, 7 Fevereiro, 2023 - 19:00

Foto: Ernandes/CMBH

O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel (sem partido), recebeu nesta terça-feira (7/2) a ex-vereadora e ex-deputada estadual e federal Luzia Ferreira, que presidiu a Casa no biênio 2009-2010. Após o almoço e a “conversa boa” por mais de uma hora, o atual e a ex-ocupante do cargo comentaram os principais assuntos abordados. Gabriel elogiou a trajetória política de Luzia, destacando sua atuação como primeira mulher à frente da Câmara e sua nomeação, há uma semana, para intermediar o diálogo da Prefeitura com o Legislativo. Entre os feitos de sua gestão, ele citou o resgate histórico do parlamento municipal, seus personagens e principais avanços, divulgados em uma revista e dois livros lançados em 2010. A retomada desse trabalho foi uma das dicas que recebeu e pretende viabilizar ainda neste ano. Entre os conselhos importantes da antecessora, ele destacou os de “não ficar refém de pressões” e “não deixar o poder subir à cabeça”. A ex-presidente, por sua vez, elogiou o conhecimento de Gabriel sobre o que propõe, sua capacidade de liderança, de pensar a cidade e o Poder Legislativo e seu compromisso com a transparência e a democracia. Luzia Ferreira foi a quarto da série de encontros do presidente com ex-gestores da Casa.

Luzia Ferreira comentou a nomeação para o posto ocupado até o dia 30 de janeiro pelo também ex-vereador Silvinho Rezende, no qual ficará responsável por “fazer a ponte” entre a Prefeitura e a Câmara. A ex-parlamentar, que já exerceu outros cargos no Executivo Municipal, declarou sua intenção de melhorar a relação entre os Poderes, que enfrentou alguns desgastes recentemente, promovendo o diálogo com todos os parlamentares e respeitando as diferenças e divergências que surjam no caminho. “Conheço bem e valorizo muito o Legislativo, o Poder que melhor caracteriza a democracia e melhor reflete o conjunto da sociedade”, afirmou. Para ela, a instituição é mais que a soma de 41 vereadores com diferentes vivências, que representam diferentes regiões e segmentos. A ex-presidente defende a autonomia e a independência da Câmara, mas ressalta a necessidade de harmonia entre os Poderes com foco no interesse público. “Cada um tem sua função, e que nos une é o objetivo comum de fazer de BH um pólo de desenvolvimento econômico, social e cultural e promover a cidadania dos moradores da cidade”, assegurou.

Luzia e Gabriel salientaram ainda os avanços promovidos na comunicação da Câmara durante a gestão da primeira. Até 2009, a função de divulgar as atividades do Legislativo era cumprida de forma não estruturada e descentralizada, por jornalistas terceirizados. A estruturação permanente e a profissionalização do setor, com a realização de concurso público, a criação do portal de notícias da Casa, a licitação de publicidade para divulgar ações, atividades e decisões do Legislativo, segundo ela, conferiram um caráter institucional à comunicação, diferenciando-a dos materiais produzidos pelos gabinetes parlamentares e aprimorando a função de informar e prestar contas à população. O compromisso com a transparência é uma das qualidades que atribuiu ao ao atual presidente. “Eu já conhecia Gabriel, que sempre foi um jovem com muito conhecimento do que propõe, com muita capacidade de liderança e de pensar a cidade de forma macro”, elogiou Luzia, destacando a iniciativa acertada de reduzir o número de projetos em tramitação para focar em matérias mais importantes, que possam impactar a vida da população.

A sugestão de Luzia para a retomada do projeto de resgate da história do parlamento municipal e de seus sucessivos gestores, com respectivos desafios e feitos, foi acolhida prontamente por Gabriel. A ideia, segundo ele, é viabilizar e promover a produção de novos materiais ainda neste ano, entre eles a segunda parte do livro Além do Plenário – Presidentes da Câmara Municipal de Belo Horizonte (1936-2008), produzido pela Superintendência de Comunicação Institucional e lançado em dezembro de 2010 juntamente com a revista “Lei Orgânica - 20 Anos”, organizada pelo procurador da Casa Guilherme Avelar. O procurador foi responsável pelo Programa Pró-Memória Legislativa e autor do livro “Ciclones e Macaréus - O Parlamento na História de Belo Horizonte”, lançado na mesma data, que aborda o período de mudança da capital mineira de Ouro Preto para Belo Horizonte (1891-1899) e o processo de planejamento e organização da nova sede do governo sob o viés do debate parlamentar.

Trajetória

Natural de Perdigão (MG), bióloga e professora, Luzia Maria Ferreira foi vereadora de Belo Horizonte e presidiu o legislativo entre 2009 e 2010. De 2011 a 2014 foi deputada estadual e em seguida, foi eleita deputada federal. Na Câmara dos Deputados, integrou as comissões permanentes de Cultura e de Defesa da Pessoa Idosa e a Comissão Externa “Situação Hídrica dos Municípios de Minas Gerais”. No final do mandato, voltou a Belo Horizonte, onde exerceu diversas funções no Executivo. Convidada pelo atual prefeito Fuad Noman, foi nomeada no dia 31 de janeiro deste ano para o posto deixado pelo também ex-vereador Silvinho Rezende, que foi o 2º vice-presidente da Câmara em sua gestão. Atuando na equipe do secretário municipal de Governo, Josué Valadão, a ex-presidente terá a responsabilidade de assessorar a interlocução com o Legislativo e o diálogo com os parlamentares no esforço de costurar acordos e buscar consensos na proposição de soluções para a cidade.

Na entrevista concedida nesta terça, após a conversa com Gabriel, Luzia reafirmou sua vocação para trabalhar pela população: “atuei a vida toda no setor público e minha trajetória foi sempre vinculada às causas sociais e à luta pelos direitos das mulheres”, declarou a ex-parlamentar.

Próximos encontros

Desde que anunciou a intenção de conversar com os antecessores, Gabriel já recebeu Amílcar Martins (1993-1994), Arutana Cobério (1989-1990) e Alencar da Silveira Jr. (1994). Para os próximos encontros, ainda serão convidados Silvinho Rezende (2007-2008), Betinho Duarte (2003-2004), César Masci (1999-2000), Luiz Sávio Souza Cruz (1997-1998), João Paulo Gomes (1995-1996), Sérgio Coutinho (1991-1992), Roberto Vital Ferreira (1985-1986), Luiz Otávio Valadares (1977) e Obregon Gonçalves (1976). Os últimos quatro ocupantes do cargo - Léo (União), Wellington Magalhães, Henrique Braga (PSDB) e Nely Aquino (Pode) -, com quem conviveu em seus dois mandatos como vereador, iniciados em 2017, não deverão ser incluídos na lista.

Superintendência de Comunicação Institucional

Gabriel (Presidente) recebi visita da Ex-presidente Luzia Ferreira