Grande Colar do Mérito Legislativo

Acesso a direitos e educação infantil marcaram reflexões na entrega da medalha

Artista Ziraldo e assessora educacional Lilian Neves foram patronos das edições 2022 e 2021, realizadas num único evento

sexta-feira, 25 Novembro, 2022 - 23:45
Cerimônica do Grande Colar, com mais de 200 pessoas em plenário

Foto: Cláudio Rabelo/CMBH

A importância do exercício da cidadania em benefício de todos e o papel fundamental da educação infantil na formação do indivíduo foram defendidos nas duas cerimônias de entrega do Grande Colar de Mérito Legislativo, realizada na Câmara Municipal de Belo Horizonte na noite dessa sexta-feira (25/11). Foram homenageadas 80 personalidades que contribuíram com o desenvolvimento da sociedade prestando serviços de relevância em suas áreas de atuação, 36 relativas ao ano de 2021, adiado em  razão da pandemia de coronavírus, e 44 relativas a 2022. Com o tema “Acesso as direitos”, a cerimônia de 2021, presidida pelo vice-presidente da Câmara, Henrique Braga (PSDB), teve como patronesse a assessora acadêmica Lilian Neves e como oradora a defensora pública-geral do Estado, Raquel da Costa. Já a solenidade de 2022, comandada pela presidente da Câmara e deputada federal eleita Nely Aquino (Pode), trouxe à luz o tema “Educação infantil”, teve como patrono o artista Ziraldo e como orador o presidente da Academia Mineira de Letras (AML), Rogério Faria Tavares. 

Acesso a direitos

Henrique Braga citou o art. 6º da Constituição, que define entre os direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança e a previdência social, ressaltando a importância de refletir sobre o que é ser cidadão. “A cidadania em permanente construção é referencial dos que lutam por mais direitos”, disse, acrescentando que o cidadão deve ser cônscio da sua responsabilidade para o bom funcionamento da sociedade. O vereador defendeu que a educação seja ofertada a todos, e mencionou  o trabalho da patronesse da cerimônia de 2021, Lilian Neves, em defesa da educação como colaboradora da Rede Batista, oprganizadora de livros educativos e incentivadora do protagonismo estudantil. “Seu trabalho muito nos orgulha, pois representa uma educação transformadora para um futuro melhor. Agradeço por ajudar a construir uma sociedade mais justa e que pensa no futuro”, afirmou. 

Lilian Neves agradeceu pela honraria e defendeu que “permitir acesso a direitos é simples e possível a cada cidadão”, um objetivo possível de alcancar no dia-a-dia. Neves citou alguns dos projetos de cunho educacional dos quais participa, entre eles a idealização metaplataforma educacional Weleto, comentando que esses são “projetos em que nos alinhamos à sociedade 5.0, ao trazermos valores tecnológicos na promoção do desenvolvimento humano”. A assessora citou Ziraldo, “cuja obra me fez imaginar como seria ter pés que voam”, uma referência ao livro Menino Maluquinho (1980), e conclamou a todos a promoverem o acesso universal aos direitos fundamentais. 

Defensora pública-geral de Mina Gerais, a oradora Raquel da Costa afirmou que “o acesso a direitos passa necessariamente pela educação em emponderamento do ser humano. Devemos pensar a educação como instrumento de formação integral da pessoa, que culmine na redução das desigualdades e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”. Costa observou que muitas instituições representadas na solenidade atuam como porta de acesso a oportunidades para inúmeras pessoas invibilizadas pela sociedade, oferecendo oportunidades de estudo, capacitação, emprego, justiça e de uma nova vida com mais alegria, igualdade e cidadania.  Ela concluiu desejando que cada instituição e personalidade presentes continuem imbuídas na missão de orientação e promoção dos direitos humanos, da melhoria da qualidade de vida das pessoas e dos grupos vulneráveis. 

Educação infantil

Presidente da cerimônia referente ao ano corrente, a vereadora e deputada federal eleita Nely Aquino disse que talvez estivesse participando da última celebração como vereadora e, certamente, como presidente da Câmara de BH, agradecendo “a Casa que me acolheu com muito carinho e respeito”. Nely citou Ziraldo como referência de humor e talento brasileiro, afirmando a  importância do legado do artista na literatura infantil e na educação e agradecendo por sua obra. Após mencionar a importância da educação, em especial nos primeiros anos de vida, homenageou o médico mastologista Henrique Lima Couto por sua dedicação no tratamento do câncer de mama que descobriu há um ano e meio. “Não basta ser profissional, tem que ser humano. Que Deus continue a te levar a lugares muito altos”, concluiu Nely, parabenizando a todos os homenageados. “Vocês são motivo de orgulho para nós belo-horizontinos”, disse. 

Maria Helena Alves Pinto Nagem, professora, irmã e representante de Ziraldo, disse ter se emocionado com as palavras de Nely Aquino sobre seu irmão e afirmou que ele “personifica o pensamento logosófico de que tudo devemos fazer para que as gerações posteriores sejam mais felizes que a nossa”. Nagem disse que Ziraldo é um artista de atuação múltipla, autodidata e grande comunicador, movido por grande amor ao Brasil, pelo seu povo e sua gente. “Eu penso que Ziraldo, no alto dos seus 90 anos, diria que daria mais 90 anos ao Brasil, ao povo que ama tanto e às crianças, para que sejam bem mais felizes ‘se não fora por tão grande amor tão curta vida’”, concluiu, citando Camões. 

O jornalista, advogado e presidente da AML, Rogério Faria Tavares, disse ter acolhido sua indicação como orador como homenagem à Academia Mineira de Letras, que completa em dezembro 113 anos e zela por valores como a civilização humana através da defesa das letras, da saúde e da educação. Tavares defendeu a importância do parlamento para a tomada de decisões a favor da coletividade. “O foco do grande colar 2022 é a educação infantil, que é responsabilidade do município e uma bandeira que deve mobilizar toda a sociedade”, declarou o jornalista, afirmando que a educação deve ser inclusiva, generosa e hospitaleira. O presidente da AML defendeu a importância da leitura e louvou a homenagem a Ziraldo, “um dos mais importantes artistas do século XX, múltiplo, polivalente, educador de gerações, inspiração luminosa”. Ele concluiu afirmando a homenagem dignifica Minas e o Brasil e comprova o apreço de Belo Horizonte pela cultura e pelas artes, "pilares os quais queremos, sonhamos e vamos lutar sempre". 

Confira a lista completa dos agraciados em 2022 

Ana Carolina Pinto Caram Guimarães - Advogada
Ana Eliza de Souza (Dona Eliza)  - Artista, Sambista, Intérprete e Compositora
Anatoliy Tkach - Encarregado de Negócios da Embaixada da Ucrânia no Brasil
Diplomata
Associação Brasileira dos Promotores de Eventos - Abrape
Carlos Augusto Damasceno da Silva Correia - Pastor Sênior e Fundador da Power Church
Carlos Vítor Serra Teixeira - Inspetor e Piloto Policial Aposentado da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais
Diego Henrique Lemos Marcondes - Investigador de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais
Diogo Dias Gonçalves - Presidente da Rádio Itatiaia e ublicitário
Doorgal Gustavo Borges de Andrada - Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais
Duarte Júnior - Presidente do Fórum Permanente de Prefeitos do Rio Doce e advogado
Fabiano Tadeu Lopes - Advogado Criminalista e Professor
Flávio Eduardo Matias da Silva (Flávio Dornas) - Gerente de Hotel, cozinheiro e consultor de Alimentos e Bebidas
Flávio Roscoe Nogueira – Empresário, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais  (Fiemg)
Fuad Jorge Noman Filho – Economista, prefeito de Belo Horizonte
Geraldo Teixeira da Costa Neto – Jornalista, diretor Executivo dos Diários Associados
Gilberto Geraldo da Silva – Advogado, Bispo Superintendente da 2ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista Wesleyana
Guilherme Castro Boulos - Professor e Político
Harley Wallace Moreira - Tenente-Coronel da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e presidente da Comissão de Processo Administrativo Disciplinar (CPAD)
Hélio Gomes - Empresário e Político
Helton Cota Lopes - Delegado de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais
Henrique Lima Couto – Médico, presidente do Departamento de Imagem da Mama da Sociedade Brasileira de Mastologia
Irene Angélica F. e Silva Leroy - Delegada-Geral de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (PCMG)
Jerusa Drummond Brandão - Procuradora do Estado de Minas Gerais
Jorge Alves Filho - Pároco da Paróquia Santa Clara de Assis
José das Graças Moreira (Pardal) - Empresário
José Luiz Alves - Empresário e advogado
Laboratório e Núcleo de Saúde Lapecco
Lázaro Tavares de Melo da Silva - Tenente-Coronel e Assessor Parlamentar Federal da PMMG
Leandro César Pereira - Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
Letícia Barbosa dos Santos (Let Fox) - Produtora Cultural
Lidiane de Souza Monteiro – Engenheira civil, coordenadora de Atendimento Regional do Barreiro
Luciana Imaculada de Paula – Promotora de Justiça e coordenadora Estadual de Defesa dos Animais do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG)
Maria Teresa Viana de Freitas Corujo - Educadora Ambiental e Ambientalista
Paulo Cezar Ferreira - Pastor da Igreja Batista da Lagoinha
Paulo Sérgio Niemeyer Makhohl – Arquiteto e urbanista, presidente do Instituto Niemeyer 
Pedro Aleixo Neto - Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG)
Reinaldo Sérgio Costa (Sérgio Guerra) - Líder Religioso
Ricardo Batista Oliveira de Miranda – Apóstolo, presidente da Igreja Batista Amigos de Deus
Rodrigo Mussolini Greco - Médico
Rodrigo Otávio Gomes Fagundes - Delegado de PCMG
Rogério Faria Tavares – Jornalista, presidente da Academia Mineira de Letras (AML)
Rui Nuno Oliveira de Almeida - Cônsul de Portugal em Belo Horizonte
Valseni José Pereira Braga - CEO da Rede Batista de Educação
Zuleika Reis Ávila - Economista e administradora, diretora Administrativa do Colégio Santa Dorotéia

Confira a lista completa dos agraciados em 2021

 Acácio Wilde Emilio dos Santos - Advogado
Alessandro Marques - Empresário
Antônio Torres Gonçalves (Gunda) - Comerciante
Áurea Carolina de Freitas e Silva - Cientista Social e Cientista Política, deputada federal
Carlos Alberto Zanoni - Empresário e comerciante
Casa Azul Acolhimento Só Por Hoje
Cláudia Helena de Oliveira – Assistente social, presidente do Instituto Filhas de Sara
Cláudio Henrique Ribeiro dos Santos - Tenente-Coronel e Comandante do 41º Batalhão dada PMMG
Clóvis Affonso da Costa Júnior – Advogado, pastor Presidente da Igreja Evangélica Assembleia de 
Daniel Lopes Teixeira - Major da PMMG, Subcomandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE)
Fernando Pereira do Nascimento - Oficial de Registro
Gabriel Márcio Lara - Empresário
Gilberto César Carvalho de Castro - Gestor público e produtor de eventos, diretor-presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S/A (Belotur S/A)
Grêmio Cultural e Recreativo Torcida Organizada Galoucura
Gustavo Milânio – Advogado, chefe de gabinete da Presidência do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais
Henrique Barbosa de Oliveira – Diretor Educacional, membro do Fórum Municipal Permanente de Educação de Belo Horizonte
Igor Mascarenhas Eto – Administrador, secretário de Governo do Estado de Minas Gerais
Jeremias Pereira da Silva – Teólogo, Pastor Presidente da Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte
João Biondini – Aposentado, Médico Veterinário e professor
Leonardo Maciel Andrade –  Médico Veterinário, gerente de Defesa dos Animais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente  (SMMA) da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH)
Luiz Otávio Fonseca - Subsecretário de Trabalho e Emprego da PBH
Luiz Rosa Ferreira – Aposentado, garimpeiro, servente de pedreiro, faxineiro, fabricante de cerveja, cobrador e Manobrador de ônibus, porteiro
Marcelo Silva Carvalho – Administrador, Supervisor das Igrejas Verbo da Vida em Minas Gerais
Marco Túlio Caldeira Figueiredo - Advogado e professor, sócio-Proprietário do Escritório Figueiredo & Nunes Advogados
Marcolino de Oliveira Pinto Júnior – Jornalista, presidente da Federação dos Clubes do Estado de Minas Gerais (FECEMG)
Maria Aparecida Vilhena Falabella (Cida Falabella) - Assessora parlamentar e co-vereadora, atriz e diretora de teatro
Nilma Lino Gomes - Professora Titular Emérita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias - Defensora Pública-Geral do Estado de Minas Gerais
Richarde Barbosa Guerra - Pastor da Igreja Batista da Lagoinha
Robson Monteiro de Oliveira Gonçalves - Empresário
Roily Silva Nunes -Investigador da PCMG
Ronaldo Carlos da Silva  - Empresário, diretor artístico
Simone Aparecida Albuquerque – Assistente social, diretora de Gestão do Sistema Único de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
Vera Lúcia dos Anjos - Lojista
William Francelino Gonçalves - Agente de Endemias da PBH
Yuri Izola Duarte - Escrivão da PCMG

Confira as fotos do evento.

Superintendência de Comunicação Institucional