SISTEMA VIÁRIO

Abandono de obras da Via 710 e falta de medida compensatória serão questionados

Colegiado também vai fiscalizar necessidade de obras para mitigar estragos ou evitar alagamentos no Bairro Santa Inês

quinta-feira, 10 Fevereiro, 2022 - 18:00
cinco vereadores dividem a tela de computador em reunião remota.

Foto: Abraão Bruck/CMBH

Iniciadas em setembro de 2014, as obras da Via 710, que liga as Regiões Leste e Nordeste de BH, mais precisamente as Avenidas dos Andradas e Cristiano Machado, ainda não foram finalizadas. Faltando concluir cerca de 15% dos trabalhos, trechos inacabados como o do Bairro Boa Vista geram transtornos aos motoristas, pedestres e moradores. Para cobrar informações da Prefeitura, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realiza audiência pública no dia 24 de fevereiro, conforme requerimento aprovado nesta quinta-feira (10/2). O colegiado também vai fiscalizar a necessidade de obras para mitigar estragos ou evitar alagamentos no Bairro Santa Inês. Informações sobre acidentes envolvendo ônibus e dados sobre horários de viagens das linhas 3030, 5106, 8001, 2104, 3050, 8106 e 9415 serão cobrados do Executivo. Confira aqui o resultado completo da reunião.  
 
Obras em vias públicas
 
A audiência pública com a finalidade de discutir sobre as obras da Via 710 foi agendada para o dia 24 de fevereiro, às 13h30, no Plenário Camil Caram. No texto do requerimento, Rubão (PP) afirma que alguns trechos estão abandonados e que o complexo Esportivo do Boa Vista, medida compensaória a ser feita no local, ainda não foi iniciado. Como não há informações sobre a previsão de término das obras e do complexo esportivo, a audiência é necessária para que os responsáveis possam fornecer os dados. 
 
Visita técnica ao Bairro Santa Inês no dia 21 de fevereiro, às 11h, vai verificar a viabilidade de realizar intervenções para evitar que alagamentos futuros em três ruas. Na solicitação, Rubão disse que o local citado é rebaixado e fica próximo ao viaduto onde o metrô passa. A água é despejada no local, causando um grande alagamento que provocou que carros fossem arrastados em janeiro deste ano. E concluiu que a visita tem o objetivo de dialogar com os responsáveis para verificar as possíveis medidas para evitar alagamentos futuros. O vereador sugere os seguintes convidados: o secretário da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi), Josué Valadão, o superintendente da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Henrique de Castilho Marques, o subsecretário de Assuntos Institucionais José Henrique de Oliveira Neto e o coordenador de Atendimento Regional Leste, Silvinho Rezende. 
 
Linhas de ônibus
 
Pedido de Informação, de autoria de Nikolas Ferreira (PRTB), visa obter dados a respeito de acidentes envolvendo linhas de ônibus no município. Endereçado ao prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), ao presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Diogo Prosdocimi, e ao diretor-geral do Departamento de Edificações e Estradas e Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), Robson Carlindo, o requerimento diz que no final de janeiro diversos veículos de comunicação noticiaram acidentes ocasionados por rompimento de eixos em transportes coletivos que provocaram ferimentos e outros danos às vitimas envolvidas. Um deles ocorreu com a linha 4031, no sentido da Avenida Amazonas, no Bairro Santo Agostinho, e outro com um Move Metropolitano, na Avenida Vilarinho. Ferreira perguntou como e com qual periodicidade é feita a manutenção dos ônibus, e se as frotas atendem às necessidades do município. O vereador também questionou se os horários das linhas ficaram prejudicados com o estrago ou houve substituição imediata de veículos e qual o estado estrutural das garagens. 
 
Braulio Lara (Novo) solicita dados sobre o atendimento dos horários de ônibus para as linhas 3030, 5106, 8001, 2104, 3050, 8106 e 9415. Endereçado ao Gabinete do Prefeito e à BHTrans, o requerimento informa que cidadãos têm reclamado da ausência de ônibus das linhas mencionadas em horários noturnos e indaga se há previsão do aumento do quadro de horários. O pedido também informa que o endereço eletrônico https://www.transfacil.com.br/rotas-e-linhas não está com sua funcionalidade ativa, indicando a correção do problema e sugerindo que haja disponibilidade de horários mais tarde para os as linhas citadas. Lara comentou que as pessoas que trabalham em restaurantes e bares e utilizam as linhas mencionadas à noite estão tendo dificuldades em retornar para suas casas. 
 
Estiveram presentes os seguintes membros efetivos da comissão: Wesley (sem partido), Braulio Lara, Gilson Guimarães (Rede), Henrique Braga (PSDB) e Rogerio Alkimim (PMN).
 
Superintendência de Comunicação Institucional

2ª Reunião Ordinária - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário