DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Questionada sobre transbordamento de córrego, PBH diz que já licitou obra

Informação é resposta a pedido de Wesley, que citou inundações do Córrego Jatobá, no trecho fechado sob a Av. Francisco Xavier

quinta-feira, 15 Abril, 2021 - 16:00
Trecho poluído do Córrego Jatobá

Foto: Rafa Aguiar/CMBH

“É uma resposta muito positiva para esse sofrimento, há anos, dessa região. É a famosa luz no fim do túnel”, comemorou o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, Wesley (Pros), na reunião desta quinta-feira (15/4), a respeito da resposta da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura a pedido de informação enviado por ele em dezembro do ano passado. O vereador pedia dados sobre o andamento das obras de canalização do Córrego Jatobá, em seu trecho fechado sob a Avenida Delfino Francisco Xavier, entre a Avenida Djalma Vieira Cristo e a Rua Francisco Martins Marques, no Bairro Vale do Jatobá (Região do Barreiro). Por meio de ofício, a secretaria informou que a obra foi licitada em fevereiro desse ano.

No pedido datado de 2 de dezembro de 2020, o parlamentar contextualiza a situação da área, temendo a proximidade do período chuvoso: aparentemente, a tubulação existente não comporta a vazão da água que vem pelo trecho aberto, o que faz com que a água se acumule e transborde, na entrada da canalização, atingindo todo o trecho citado. Na reunião Wesley ainda citou problemas como asfalto danificado, carros arrastados pela correnteza e mortes. Braulio Lara (Novo) apoiou o pedido do colega, informando que casos como esse são “demandas da população” e “estamos aqui pra trazer a voz da população”.

Em resposta, o secretário Josué Costa Valadão informou que a abertura da licitação para a obra ocorreu em 2 de fevereiro desse ano; no dia 11 de fevereiro, a Comissão Permanente de Licitações desclassificou a proposta de menor valor; foi convocada a licitante subsequente e agendada a sessão de julgamento da respectiva proposta para o dia 26 de fevereiro.

Assunto retorna

A questão da inundação do Córrego Jatobá e outros já vem sendo tratada na Câmara, inclusive em outras comissões.  Em fevereiro, a Comissão Especial de Estudo – Drenagem Urbana aprovou  pedido de informações, assindado por Irlan Melo (PSD), a respeito dos impactos das chuvas e medidas implementadas em várias regiões, inclusive no Barreiro. A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura respondeu que as obras nos Córregos Olaria e Jatobá estavam na segunda etapa, com recursos de R$ 34.169.72 do Orçamento Geral da União, compostas de intervenções complementares de tratamento de fundo de vale. A terceira etapa, com quase o mesmo valor, estaria aguardando recursos do Orçamento Geral da União.

Em junho, a também Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana registrou resposta da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura sobre planos de obras da Prefeitura para se evitar desastres causados pelas chuvas. Na ocasião, o ógão informou que já foram implantadas as bacias de detenção dos córregos Bonsucesso e Jatobá.

O assunto ainda esteve em pauta na primeira reunião do Plenário neste ano, quando Wanderlei Porto (Patri) agradeceu à PBH pelo trabalho de desassoreamento do Córrego Jatobá. Segundo Porto, o atendimento dessa solicitação vai amenizar o problema, mas não soluciona de forma definitiva “o drama de 30 anos” que afeta a comunidade. Como alternativa, ele sugeriu que a galeria seja descoberta, reduzindo a largura da via implantada no local.

Estiveram presentes na reunião os vereadores Braulio Lara, Henrique Braga (PSDB), Gilson Guimarães (Rede), Rogério Alkimim (PMN) e Wesley.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

8ª Reunião Ordinária - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário