Notícias
Nova presidência da CMBH quer estreitar laços com o cidadão
Tomou posse neste 1º de janeiro de 2011, às 13h, a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), presidida pelo vereador Léo Burguês (PSDB), que em seu primeiro discurso enfatizou a necessidade de aproximar a Câmara do cidadão. A reunião solene de transmissão da presidência da CMBH foi realizada no plenário Amynthas de Barros e contou com a participação do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, e diversas outras autoridades da cidade e do Estado.
Também eleitos para a mesa diretora estão o 1º vice-presidente, vereador Alexandre Gomes (PSB), o 2º vice-presidente, Moamed Rachid (PDT), o secretário-geral da CMBH, vereador Cabo Júlio (PMDB), o 1º secretário, Ronaldo Gontijo (PPS) e a 2ª secretária, Pricila Teixeira (PTB).
Léo Burguês indicou que o estreitamento de laços com o cidadão será uma das prioridades de sua gestão. "Meu propósito é intensificar a participação, possibilitando, por exemplo, que as audiências públicas externas sejam realizadas à noite e nos finais de semana, quando necessário, o que facilitaria o comparecimento de público ainda maior. É meu objetivo criar a Câmara Itinerante, constituída por um ônibus dotado de todo equipamento e pessoal habilitado para a realização de reuniões fora da Casa".
Deixando a presidência da mesa diretora, a vereadora Luzia Ferreira (PPS), que irá em fevereiro para a Assembleia Legislativa, onde assume como deputada, parabenizou Léo Burguês pela eleição e agradeceu a todos os vereadores da Casa por terem lhe dado o "honroso título" de ter sido a primeira mulher a presidir o Legislativo Municipal. Luzia falou de sua trajetória política e ressaltou a necessidade de a democracia brasileira reforçar a participação feminina.
O prefeito de Belo Horizonte disse que espera que a boa relação estabelecida com a mesa anterior se mantenha com a nova mesa diretora da Câmara. "Essa mesa está com uma boa representação e certamente teremos um bom relacionamento que trará benefícios para a cidade".
Quanto à relação com a Prefeitura, o novo presidente afirmou que estará sempre disposto a um contato respeitoso e parceiro com o prefeito Marcio Lacerda, favorecendo a abrangência e voltando-se para os interesses da cidade. "Não aprovaremos nada indiscriminadamente. Os vereadores estão aqui para um trabalho sério e a Casa não é homologatória", afirmou Léo Burguês.
Durante o recesso da Câmara no mês de janeiro apenas as reuniões são paralisadas, as demais atividades da CMBH, como atendimento ao cidadão, postos do SINE, PROCON, entre outras, continuam funcionando. O funcionamento normal da CMBH é retomado em fevereiro.
Responsável pela informação: Superintendência de Comunicação Institucional