LEGISLAÇÃO E JUSTIÇA

Comissão aprova PL que beneficia portadores de necessidades especiais

Comissão aprova PL que beneficia portadores de necessidades especiaisA criação de parcerias entre Executivo e faculdades para oferecer cursos de reabilitação para pessoas portadoras de necessidades especiais e a proibição da comercialização de alimentos fatiados embalados em Belo Horizonte são temas de projetos de lei aprovados pela Comissão Legislação e Justiça na reunião desta segunda-feira (11). Também foram apreciadas outras 24 matérias.

O Projeto de Lei 1508/11, de autoria do vereador Preto (DEM), cria o programa “Parceria com Faculdades e Universidades”, com o objetivo de manter cursos de reabilitação na área médica para tratamento de pessoas portadoras de necessidades especiais.

De acordo com o autor da matéria, o convênio vai possibilitar uma maior eficiência dos serviços prestados pelo sistema de saúde pública. “Os pacientes serão atendidos nas dependências das instituições, o que vai diminuir o tempo de espera na fila dos hospitais e proporcionar maior dignidade a essas pessoas, além de estimular os estudantes na prática profissional”, explica o vereador.

Produtos embalados

Os alimentos fatiados e embalados em supermercados e padarias terão sua comercialização proibidas na capital, de acordo com o PL 1511/11, de Joel Moreira Filho (PTC). Para ele, o produto deve ser fatiado na presença do consumidor para que ele tenha a certeza de que não está comprando alimento já vencido.

Assista ao vídeo da reunião

“Há suspeitas de quando grandes quantidades de mercadorias perecíveis estão perto do prazo de vencimento, elas não são devolvidas ao fornecedor ou jogadas fora, e sim repassadas aos consumidores na forma de fatiados pré-embalados”, justifica o autor da proposta. “É uma questão de saúde e higiene, já que quem compra o produto tem o direito de saber a origem e data de validade”, completa.

Veja outros projetos aprovados pela Comissão.

Estiveram presentes na reunião os parlamentares Pablito (PTC), presidente da Comissão; Joel Moreira Filho (PTC), vice-presidente; Sérgio Fernando (PHS) e Geraldo Félix (PMDB).