Cemitério do Bonfim pode virar ponto turístico
O cemitério do Bonfim, o mais antigo de BH, que abriga túmulos de figuras ilustres como o ex-presidente da República e governador de Minas Olegário Maciel, além de obras de artistas renomados do final do século XIX, pode virar atração turística. É o que propõe o PL 1446/11, de Adriano Ventura (PT), publicado no Diário Oficial em 18 de fevereiro, juntamente com outros 16 projetos.
De acordo com o autor, o objetivo da proposta é valorizar o patrimônio da cidade. “O Bonfim é um verdadeiro museu a céu aberto, com esculturas belíssimas e personalidades que contribuíram para a criação de Belo Horizonte”, justifica. Para ele, “a beleza arquitetônica do cemitério é riquíssima e incrível”.
Além do acervo cultural, Ventura ressalta a identidade folclórica que o Bonfim estabelece ao seu redor: “O local é cenário de verdadeiras lendas urbanas, como a da ‘loira do Bonfim’ (que pedia carona vestida de branco, com destino ao cemitério), o que aumenta a curiosidade das pessoas.”
O texto prevê que o Executivo realize parcerias com universidades para integrar profissionais qualificados e alunos estagiários para fazer o levantamento das personalidades, artistas e obras relacionados à história da cidade e do cemitério a serem identificados pelos turistas.
Outro item previsto é a criação de guias mirins, que acompanharão os visitantes nas excursões. Crianças que participam de projetos de inclusão social da Prefeitura seriam treinadas para explicar a importância e a contribuição de cada personalidade sepultada no local.
Necroturismo
Apesar de parecer assustador, o necroturismo (turismo em cemitérios) já é realidade em várias grandes cidades do mundo. Seja pela arquitetura ou pelas celebridades ali sepultadas, ou por um aspecto histórico particular, alguns cemitérios atraem milhares de visitantes a cada ano. Nova Iorque, Paris, Buenos Aires e São Paulo são algumas dessas cidades que possuem cemitérios turísticos bastante famosos.
Conheça outros 16 projetos publicados na mesma data.
Superintendência de Comunicação Institucional