SAÚDE E SANEAMENTO

Vereadores pedem à Prefeitura dados sobre respiradores e número de leitos

Comissão também quer informações sobre medicamentos utilizados no tratamento dos doentes e o custo aos cofres do Município

quarta-feira, 1 Julho, 2020 - 15:00

Foto: Willian Delfino/CMBH

Diante do momento em que Belo Horizonte passa em relação à pandemia de coronavírus que assola o Brasil e vários países do mundo, a Comissão de Saúde e Saneamento aprovou, em reunião ordinária realizada nesta quarta-feira (1º/7), o Requerimento de Comissão 469/20, que solicita ao Executivo Municipal dados sobre o número de respiradores comprados para o tratamento de Covid-19 e valor pago por eles, número de leitos disponíveis na cidade exclusivos para pacientes infectados, quantos novos leitos foram abertos e onde estão. Os vereadores também querem saber sobre medicamentos utilizados no tratamento dos doentes e o custo aos cofres do Município.

“Diante do grande número de estudos científicos para se descobrir um remédio que seja eficaz contra a Covid-19, a PBH e seus profissionais de saúde têm utilizado algum medicamento específico para o combate ao coronavírus? Se sim, qual é o medicamento e qual o custo de aquisição do mesmo?”, questiona Pedrão do Depósito (Cidadania) no texto do pedido de informação.

Segundo Fernando Borja (Avante), que votou a favor do requerimento, é importante que a Câmara tenha em mãos estas informações para que as decisões sejam tomadas com a maior precisão possível. “Nada melhor que termos a informação correta para saber o que pode funcionar e o que não pode”, exemplificou Borja. O pedido de informação foi aprovado por unanimidade.

Copasa

Também foi aprovado o Requerimento de Comissão 446/20, de Pedro Bueno (Cidadania), que pede informações à Copasa sobre a “ausência de saneamento básico, água potável e esgoto na extensão da Rua Serra do Curral, tendo como referência o número 40, Distrito Industrial do Jatobá, na Regional Barreiro.” Segundo o autor do requerimento, a ausência de água e esgoto no local configura “caso de extrema atenção à saúde pública pela inexistência de condições básicas de combate ao coronavírus.”

Participaram da reunião os vereadores Catatau do Povo (PSD), Bim da Ambulância (PSD), Dr Nilton (PSD), Fernando Borja e Hélio da Farmácia (PSD), que presidiu os trabalhos.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

13ª Reunião Ordinária - Comissão de Saúde e Saneamento