BAIRRO NOVA YORK

Comunidade cobra reforço na sinalização e quebra-molas em trecho perigoso

Segundo os moradores, o excesso de velocidade dos veículos tem aumentado o número de acidentes

quinta-feira, 3 Outubro, 2019 - 15:15
Vereador Jair Di Gregório, Farid Sales de Carvalho (Regional Venda Nova) e José Januário Senra (morador), em visita técnica à Rua Luci Lélis, no cruzamento com a Rua Jesuíno Celestino da Silva, Bairro Nova York, Região de Venda Nova

Foto: Divulgação / CMBH

Um cruzamento perigoso, com sinalização precária, no Bairro Nova York, Região de Venda Nova, entre as Ruas Luci Lélis e Jesuíno Celestino da Silva, vem causando riscos crescentes à comunidade, o que se agravou com a retirada de um quebra-molas. Entre os acidentes, um atropelamento, que culminou com a morte de uma criança. Também foi invadida uma residência por um ônibus em alta velocidade.  Esse foi o cenário encontrado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário em visita técnica nesta quinta-feira (3/10). A Comissão informou que encaminhará as demandas apresentadas pelos moradores aos órgãos competentes, como ampliação do trecho de recapeamento asfáltico da Rua Luci Lélis, reforço da sinalização e reinstalação do quebra-molas no local.

Conforme relatos da comunidade, a retirada de um dos dois quebra-molas da Rua Luci Lélis e a falta de sinalização do trecho da via que vem sendo recapeado têm aumentado o risco de acidentes, ressaltando que os veículos transitam em alta velocidade, próximo ao cruzamento com a Rua Jesuíno Celestino da Silva. Além disso, residência localizada nesse cruzamento foi invadida por um ônibus, tendo que receber contenção.

Segundo moradores, durante o recapeamento, que vem sendo executado pelo Município, considerando que a Rua Luci Lélis pertence a Vespasiano e a Rua Jesuíno Celestino da Silva a BH, máquinas pesadas transitam na Rua Luci Lélis, provocando o aparecimento de trincas. Vespasiano foi, por sua vez, responsável pela instalação do quebra-molas na via e Belo Horizonte (Sudecap), pela sua retirada. Os moradores reclamam, ainda, do barulho dos ônibus que descem a Rua Luci Lélis, em alta velocidade.

Medidas propostas

De acordo com o assessor da presidência da BHTrans, Marcos Vinicius da Silva, é preciso, primeiramente, verificar o cronograma da obra de recapeamento, em andamento, para que seja programada, posteriormente, a implantação da nova sinalização, em toda a extensão da Rua Luci Lélis. Propôs, ainda, a divisão de fluxo da via, o que favorecerá a redução de velocidade dos veículos. No que se refere à reinstalação do quebra-molas, ele ressaltou que a medida deve obedecer a alguns critérios. Assim, solicitará à BHTrans a elaboração de um projeto de sinalização, em caráter emergencial.

Encaminhamentos

Lembrando que o local vistoriado faz divisa entre os municípios de Belo Horizonte e Vespasiano, o vereador Jair Di Gregório (PP) destacou que BH é que está executando a obra de pavimentação, até o alto da Rua Luci Lélis. Salientou, entretanto, que o asfalto encontra-se trincado e que, por isso, os próprios moradores vêm arcando com os custos do piche para a obra de pavimentação. Na oportunidade, informou que solicitará aos órgãos competentes que o recapeamento seja estendido ao trecho compreendido entre os número 400 e 500, que seja reinstalado o quebra-molas na Rua Lélis, e que seja ampliada a sinalização, com a instalação de placas de pedestre e de velocidade máxima de 30 km por hora. “Quem mora na divisa de municípios sofre muito com a responsabilidade de cada um pela execução das obras demandadas, mas Belo Horizonte tem que fazer a sua parte, pois a situação constatada vem provocando inúmeros acidentes e colocando em risco a vida da população”, concluiu o parlamentar.

Também participou da visita Farid Sales de Carvalho, da Regional Venda Nova.

Visita técnica para verificar a necessidade de implantação de redutor de velocidade na Rua Luci Lélis - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário