BAIRRO MANGUEIRAS

Problemas de infraestrutura e trânsito afetam 120 famílias de condomínio no Barreiro

Rua de acesso teve pavimento afetado por infiltrações da rede subterrânea; moradores também pede redutor de velocidade e semáforo

quarta-feira, 17 Julho, 2019 - 17:30

Rebaixamento da pavimentação, avaliação de segurança de árvores de grande porte e tráfego de veículos em alta velocidade são alguns dos problemas enfrentados pelas 120 famílias que moram no Condomínio Chácara das Flores, na Rua Vicente Surette, Bairro Mangueiras, na Região do Barreiro. Para verificar a situação, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizou uma visita técnica ao local, solicitada pelo vereador Wesley Autoescola (PRP).

Um vazamento na rede de tubulações subterrânea provocou o abatimento de parte da via, localizada em frente ao condomínio. A Copasa já fez a manutenção e drenagem da rede de esgoto. A Prefeitura está trabalhando na manutenção da rede pluvial. Após o recapeamento da via, a rua será sinalizada com faixas na pista e instalação de placas de trânsito.

Velocidade e fluxo de veículos

Segundo o síndico do condomínio, Wilson Faria Pires, “os veículos circulam no local com velocidades acima da permitida, principalmente pela inclinação da rua neste trecho”.  Em função dessa situação, os moradores querem a instalação de um quebra-molas em frente a entrada do condomínio. Entretanto, a solicitação esbarra em questões legais. O analista de transporte da BHTrans, Fernando de Paula, explica que uma norma do Contran  (Nº 600/ 2016) proíbe colocar quebra-molas em locais com declive superior a 6%. E ficou de estudar um local próximo onde é possível instalar o redutor de velocidade.

Uma outra solução viária também é reivindicada pelos moradores do condomínio. Trata-se do cruzamento da Rua Vicente Suretti com a Avenida Senador Levindo Coelho, uma das principais vias do bairro. Segundo Wilson Pires, “é difícil o acesso ou o cruzamento com a avenida, principalmente nas horas de pico. Talvez um semáforo ou quebra-molas no cruzamento facilite as coisas.” Fernando de Paula ficou de encaminhar a demanda para ser estudada pela BHTrans.

Inspeção de árvores

Um enorme eucalipto, entre outros na área privada do condomínio, está interferindo no passeio e em uma boca de lobo. Aparentemente não existe risco de a árvore cair. Entretanto, segundo o técnico Nivaldo Tadeu, da Secretaria de Obras e Infraestrutura, “é preciso uma verificação mais especializada para verificar a necessidade ou não da supressão do eucalipto e também de outras árvores.” No entendimento do técnico, o custo de eventuais supressões “fica por conta do condomínio, já que as árvores estão em área privada.” E lembrou que para qualquer supressão de árvores é preciso autorização da Prefeitura.

Visita técnica para verificar as condições precárias do pavimento da Rua Vicente Surette - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário