SAÚDE E SANEAMENTO

Parlamentares vão verificar as condições sanitárias e de higiene em albergue municipal

Comissão aprovou também pedido de informação à PBH sobre realização de plantões por profissionais de Enfermagem

quarta-feira, 8 Maio, 2019 - 15:15
Parlamentares compõem mesa de reunião

Foto: Heldner Costa/ Câmara de BH

Na próxima quinta-feira (9/5), a Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara de BH realizará visita técnica ao Albergue Municipal Tia Branca, localizado na Rua Conselheiro Rocha, n° 351, no Bairro Floresta, Região Leste da capital. A atividade foi aprovada durante reunião ordinária do colegiado nesta quarta-feira (8/5). Também receberam pareceres favoráveis outras duas vistorias em unidades de saúde da cidade e um pedido de informação à Secretaria Municipal de Saúde sobre o regime de plantão dos profissionais da área.

Requerida pelo vereador Fernando Borja (Avante), a visita ao abrigo municipal tem como objetivo fiscalizar e avaliar as condições sanitárias e de higiene do espaço. Com 400 vagas masculinas para receber pessoas em situação de rua e migrantes, o equipamento público oferece pernoite, alimentação, local para higiene, guarda de pertences e atendimento socioassistencial.

Unidades de saúde

Também serão averiguadas pela comissão as condições de atendimento e infraestrutura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Venda Nova, localizada na Rua Padre Pedro Pinto, nº 175, requerida por Fernando Borja, e do Centro de Saúde Santa Cecília, localizado na Rua Paulo Duarte nº 280, Bairro Santa Cecília, na Regional Barreiro, solicitada pelo vereador Wesley Autoescola (PRP). Neste, há denúncias de que os usuários aguardam por atendimento expostos ao sol e à chuva, na frente da edificação, onde a cobertura foi destruída por chuva e vento, há cerca de três anos.

Foram aprovados ainda a realização de audiência pública para debater os malefícios do tabagismo e as medidas de prevenção desta doença crônica e a alteração da lista de convidados da audiência pública que vai discutir, no dia 13/5, o piso salarial dos profissionais de Enfermagem. Outro requerimento em atenção a essa categoria, aprovado pelo colegiado, é de autoria do vereador Gabriel (PHS) e solicita informações à Secretaria Municipal de Saúde sobre o regime de plantão dos servidores da Enfermagem. De acordo com o parlamentar, “apesar de não haver vedação expressa à realização de plantões extras nos dias de semana, a lei só prevê os valores para os finais de semana. Nesse sentido, é necessário compreender se trata-se de uma opção da Administração ou de verdadeiro lapso legislativo, uma vez que a presença desses profissionais em regime de plantões extras é necessário também nos dias de semana, e a ausência ocasiona a sobrecarga de profissionais e pode comprometer a qualidade do atendimento dos pacientes”.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Comissão de Saúde e Saneamento - 11ª Reunião Ordinária