TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO

Fechamento de ruas durante o Carnaval será discutido em audiência pública

Pavimentação da Rua Silva Barbosa, no Tirol, é prejudicada por obra da PBH. Comissão fará visita técnica para buscar solução

quinta-feira, 7 Março, 2019 - 18:15
Parlamentares compõem mesa de reunião

Foto: Abraão Bruck / CMBH

Os critérios e procedimentos para fechamento de vias durante o Carnaval de Belo Horizonte serão discutidos em audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, no dia 28 de março, às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (7/3) quando os parlamentares também decidiram pela realização de visita técnica ao Bairro Tirol, com o objetivo de verificar as condições da Rua Silva Barbosa, na altura do nº 100.

De acordo com o vereador Jair Di Gregório (PP), requerente da audiência pública que vai discutir o fechamento de vias no Carnaval, moradores ficaram impedidos de sair de suas casas e de tirar carros das garagens durante a concentração e desfile de blocos de rua. Ainda segundo o parlamentar, os moradores não teriam sido avisados com antecedência de que suas ruas estariam interditadas. O vereador afirmou que também pretende debater questões relacionadas à segurança pública, uma vez que, segundo ele, “Belo Horizonte teve uma violência assustadora neste Carnaval”. Estão convidados para participar da audiência representantes da Belotur e da BHTrans.

Córrego Camarões

Muitos caminhões e equipamentos de grande porte têm transitado pela Rua Silva Barbosa em decorrência de obra para prevenção de enchentes do Córrego Camarões. De acordo com o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, Wesley Autoescola (PRP), a circulação de veículos pesados está causando a destruição do pavimento da via “a ponto de impedir o trânsito e o acesso às garagens dos moradores e prejudicando até mesmo a circulação dos próprios caminhões da obra”. O problema será vistoriado no dia 15 de março, a partir das 8h, quando membros da comissão, moradores e representantes da PBH estarão reunidos na Rua Silva Barbosa, 100. A visita técnica foi requerida pelo vereador Wesley Autoescola. Durante a visita, os representantes do Poder Executivo deverão responder se está prevista a manutenção periódica da via durante as obras e qual seria essa periodicidade. A Prefeitura também será questionada se a via será totalmente recuperada e sinalizada ao final da obra do Córrego Camarões e em relação ao prazo previsto para a conclusão dessas obras.

Passarela da Estação Lagoinha

As condições de segurança da passarela da Estação de Metrô Lagoinha serão vistoriadas no dia 27 de março, às 9h, pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário. O vereador Jair Di Gregório, que é requerente da visita técnica, afirma ter recebido denúncias de que a passarela estaria com sua estrutura abalada. O vereador Fernando Luiz (PSB) afirmou que, segundo a PBH, a passarela é segura e teria passado por vistoria recente. Di Gregório, por sua vez, disse que a visita técnica da comissão, que deve ser acompanhada por representantes da PBH, será importante para tranquilizar moradores locais, que estariam, segundo ele, “aterrorizados” com a possibilidade de existência de problemas estruturais na passarela.

Para acessar o resultado completo da reunião, clique aqui.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

5ª Reunião Ordinária - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário