MOBILIDADE

Comissão propõe construção de pista na Avenida JK, no Coração Eucarístico

Avenida afunila na direção centro-bairro após o viaduto da Silva Lobo. Espaço ao lado do Ribeirão Arrudas poderia ser usado para nova pista

quinta-feira, 14 Fevereiro, 2019 - 14:30
Colegiado propõe construção de pista na Avenida JK, no Coração Eucarístico

Foto: Sidney Lopes/CMBH

Quem passa de carro pela Avenida Juscelino Kubitschek (“Via Expressa”), do viaduto da Avenida Silva Lobo (na altura do nº 1700) em direção ao início da rotatória do Bairro Coração Eucarístico (localizado na Região Oeste de BH) percebe que o trânsito se afunila, ajudando a causar engarrafamento constante. O afunilamento deve-se a um espaço inutilizado na beira da via, ao lado do Ribeirão Arrudas, ocupado por árvores e mato. Para verificar a situação, nesta quinta-feira (14/2) a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, por meio do vereador Carlos Henrique (PMN), realizou vistoria no local e propôs a implantação de mais uma pista na via no trecho citado.

“A área à esquerda das pistas é inútil e desperdiçada, nem pedestre circula por ela”, defendeu o parlamentar. Ele ponderou que a obra pode até ser cara, mas necessária para garantir melhor fluidez ao trânsito.

O analista de Transporte e Trânsito da Regional Oeste, José Renato Oliveira, representando a BHTrans, admitiu o problema e disse que a intervenção pode ser “relativamente barata em função do benefício que ela traria para a cidade”, pois “já temos um espaço público, não teria que indenizar ninguém”. Entretanto, o representante não repassou informações sobre prazo de obras, explicando que essa responsabilidade é da Sudecap.

Questionado sobre a razão do espaço inutilizado, ele citou o crescimento do número de carros: quando o Ribeirão Arrudas foi canalizado não havia “volume que justificasse nem a existência de três faixas”. Ainda segundo Oliveira, se em 1982 Belo Horizonte tinha 250 mil veículos cadastrados, hoje tem 1,7 milhão, enquanto o sistema viário é o mesmo daquela época. Atualmente, cada faixa da avenida recebe 1500 carros por hora.

Ao fim da visita, Carlos Henrique garantiu que entregará um pedido de avaliação da situação à Sudecap e solicitará à PBH estudos para a implantação da pista.

Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário