VISITA TÉCNICA

Visita à estação Barreiro vai fiscalizar presença de agentes de bordo

Falta de cobradores preocupa parlamentares, que temem acidentes pelo acúmulo de funções por motoristas

sexta-feira, 23 Novembro, 2018 - 14:30
Interior de ônibus

Foto: Karoline Barreto/CMBH

Averiguar a presença dos agentes de bordo nos ônibus de Belo Horizonte é o objetivo da visita técnica a ser realizada na próxima quarta-feira (28/11), às 10h, à Estação Barreiro, que fica na Avenida Afonso Vaz de Melo, nº 640. A visita foi solicitada pelo vereador Jair Di Gregório (PP), no âmbito da Comissão Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário. O Colegiado tem recebido denúncias de que ônibus estão trafegando sem os agentes, o que pode estar causando atrasos, pois os motoristas têm que fazer também o trabalho dos cobradores.

Essa será a primeira das três visitas que a Comissão fará a estações de transporte. As próximas ocorrerão nas estações Diamante, no dia 5 de dezembro, às 10h, e São Gabriel, em 13 de dezembro, também às 10h.

Os vereadores Carlos Henrique (PMN), Elvis Côrtes (PHS) e Jair Di Gregório são membros da comissão e assinam o Projeto de Lei 175/17, que visa garantir a presença dos agentes de bordo nos coletivos. Na justificativa do PL, os parlamentares afirmam que “o trabalho dos condutores dos ônibus coletivos com a ausência do agente de bordo (cobrador) torna a condução do veículo muito perigosa”. Segundo eles, ações como a cobrança, troco, recarregamento de cartões de usuários do sistema, embarque e desembarque de pessoas com deficiência, esclarecimento de dúvidas sobre o trajeto da linha, dentre outras, tiram a atenção dos profissionais do volante, além de poderem ser consideradas infrações de trânsito.

São esperados para a visita representantes da BHTrans, da Guarda Municipal e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH).