VISITA TÉCNICA

Centro de Saúde São Jorge, no Bairro Grajaú, será vistoriado nesta sexta-feira

Objetivo é avaliar, em diálogo com usuários e trabalhadores da unidade, as condições de infraestrutura e atendimento

segunda-feira, 17 Setembro, 2018 - 19:45
Usuários em fila no Centro de Saúde São Jorge

Foto: Taís Alves

O Centro de Saúde São Jorge, localizado na Rua Garret, 45, no Bairro Grajaú, vai receber a visita técnica da Comissão de Saúde e Saneamento, nesta sexta-feira (21/9), às 10 h. O objetivo é avaliar as condições gerais da unidade, que já foi vistoriada pela comissão no dia 4 de setembro, momento em que foi possível verificar a precariedade e a insuficiência da infraestrutura. O vereador Hélio da Farmácia (PHS), requerente da visita técnica, quer conhecer o andamento das ações para a revitalização da unidade, de modo a garantir melhorias no atendimento e nas condições de trabalho das equipes.

Um dos problemas encontrados durante a visita anterior foi a precariedade do toldo localizado na entrada da unidade. A necessidade de se tomar providências a esse respeito foi tida como emergencial, pois, sob o toldo se aglomeram as pessoas à espera de atendimento, que, com o início do período chuvoso, ficariam sem proteção contra intempéries.

O número de profissionais que trabalha na unidade também seria insuficiente para atender às quase 45 mil pessoas moradoras de sua área de abrangência, que compreende grande parte do Aglomerado do Morro das Pedras e os bairros Barroca, Grajaú, Gutierrez, Nova Granada, parte do Alto Barroca e do Prado. Apesar da necessidade de mais profissionais, não é possível aumentar a equipe no centro de saúde em decorrência da falta de espaço e de infraestrutura.

Durante a visita do início deste mês, os responsáveis pela administração do centro de saúde afirmaram que a revitalização do mesmo estava prevista para ocorrer nas próximas semanas. Além disso, existe a previsão de construção de duas unidades de saúde na região, contudo, não foi apresentada qualquer data para o início dessas obras.

Em atendimento às restrições previstas na legislação eleitoral, os conteúdos noticiosos publicados neste portal e nas redes sociais da Câmara de BH deixarão de mencionar nomes de vereadores que disputarão cargos na próxima eleição. As limitações ocorrerão no período de 7 de julho a 7 de outubro de 2018