AUDIÊNCIA PÚBLICA

Moradores da Vila Acaba Mundo apontam limitações no atendimento primário à saúde

Reunião vai ser realizada na própria comunidade; objetivo é discutir alternativas para ampliar serviço de saúde no local

terça-feira, 21 Agosto, 2018 - 16:15

Foto: PBH

A Comissão de Saúde e Saneamento realizará nesta quinta-feira (23/8), às 19h, audiência pública externa na Vila Acaba Mundo para debater a formalização e a ampliação da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Fórum de Entidades do Entorno da Mineração do Acaba Mundo (Femam). O tema foi proposto para atender a demanda da comunidade da Vila por melhor atendimento primário à saúde. O encontro vai ocorrer no Beco da Igreja, nº 59, Vila Acaba Mundo.

Como não há um Centro de Saúde no local, o atendimento realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte na Vila Acaba Mundo, atualmente, ocorre uma vez por semana, por uma médica, na sede do Femam. No entanto, essa alternativa vem se mostrando insuficiente frente às necessidades dos moradores. De acordo com o requerente da audiência pública, a unidade de saúde que atende a Vila, o Centro de Saúde Nossa Senhora de Fátima, fica a 3,5 quilômetros de distância, e está localizado no Bairro Serra, o que dificulta o acesso da comunidade do Acaba Mundo.

Além disso, os moradores reclamam do fato da Vila ter sido enquadrada pela Secretaria Municipal de Saúde conjuntamente no território dos Bairros Sion, Mangabeiras e Anchieta e, por isso, tendo recebido classificação de baixo risco. Dessa forma, a discussão nessa audiência pública passará também pela revisão desse enquadramento e pedido de uma nova classificação da Vila, separadamente dos demais bairros, na categoria de alto/elevado risco.

Em caráter emergencial, por meio de um instrumento legal, a demanda da comunidade é por uma equipe própria para a realização do atendimento de forma regular na Vila Acaba Mundo, no mesmo local onde hoje é realizado semanalmente.

Em atendimento às restrições previstas na legislação eleitoral, os conteúdos noticiosos publicados neste portal e nas redes sociais da Câmara de BH deixarão de mencionar nomes de vereadores que disputarão cargos na próxima eleição. As limitações ocorrerão no período de 7 de julho a 7 de outubro de 2018.