AUDIÊNCIA PÚBLICA

Implantação de áreas de escape no Anel Rodoviário será tema de debate

Expectativa é que as intervenções possam surtir efeitos decisivos para a redução de acidentes e mortes no local

quinta-feira, 2 Agosto, 2018 - 14:15

Foto: google maps / street view

Com fluxo de mais de 160 mil veículos diariamente, o Anel Rodoviário Celso Mello Azevedo é pauta constante nas demandas populares por intervenções viárias. Acidentes diários, mortes e engarrafamentos quilométricos têm mobilizado usuários, moradores do entorno e parlamentares por mudanças urgentes. O intenso fluxo de caminhões na via durante todo o dia estaria entre os principais elementos de risco. Para discutir a possibilidade de criação de áreas de escape, no trecho que compreende a descida entre os Bairros Olhos D´água e Betânia, a Comissão Especial de Estudos do Anel Rodoviário vai realizar audiência pública nesta sexta-feira (3/8), às 10h, no Plenário Helvécio Arantes.

Conforme explica o requerente da atividade, vereador Irlan Melo (PR), uma das soluções para a redução de acidentes no Anel Rodoviário envolveria a construção de áreas de escape (para veículos com problemas nos freios) e a restrição de horário para circulação de caminhões. Ainda de acordo com o parlamentar, a realização de obras voltadas a suprimir gargalos específicos, sobretudo nos trechos mais perigosos da via, seria mais viável em curto prazo e poderia surtir efeitos decisivos para a redução de acidentes e mortes no local.

São esperados para a audiência representantes da Secretaria Municipal de Governo, da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes de Minas Gerais (Dnit), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (Antt), da Federação das Empresas de Transportes de Carga de Minas Gerais (Fetcemg), da Concessionária Via 040 e da Polícia Militar de Minas Gerais.

As reportagens publicadas neste portal no intervalo do dia 7 de julho a 7 de outubro de 2018 sofrerão restrições  em função da legislação eleitoral.