INQUÉRITO

CPI vai até a Serra do Curral investigar atividade minerária irregular

Plano de ação da comissão com definição de oitivas e requerimentos será definido até a próxima semana

terça-feira, 31 Julho, 2018 - 14:30

Foto: Bernardo Dias / CMBH

Visita técnica à mina Corumi, localizada no interior do perímetro tombado do Conjunto Paisagístico da Serra do Curral, na região do Taquaril, será realizada no dia 9 de agosto, às 10h, pela Comissão Parlamentar de Inquérito instituída para apurar a realização de atividade minerária irregular pela Empresa de Mineração Pau-Branco (Empabra). A decisão foi tomanda nesta terça-feira (31/7), na segunda reunião ordinária da CPI da Mineração, quando também foi comunicada a mudança de locais dos próximos encontros da comissão e discutido o adiamento da votação do requerimento de diligência à Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) para levantamento de informações sobre a empresa investigada.

Durante a reunião, o presidente da comissão também colocou em pauta a suspensão da votação do requerimento de pedido de informações relacionadas à Empresa de Mineração Pau-Branco e aos seus proprietários à Junta Comercial. Todos os presentes concordaram que essa solicitação seja avaliada na próxima reunião, depois que o plano de ação da CPI tenha sido elaborado, e junto com os demais requerimentos que venham a ser sugeridos. A proposta é que durante esta semana os parlamentares estabeleçam quais serão as oitivas e requerimentos necessários, para que na reunião do dia 7 de agosto o plano de ação seja apresentado. 

Também foi comunicada aos presentes a mudança de local das próximas reuniões da comissão, que ocorrem sempre às terças-feiras, às 10h: serão realizadas no Hall da Presidência, nos dias 7 de agosto  e 11 de setembro; e no Plenário Paulo Portugal, no dia 14 de agosto.

Essa Comissão Parlamentar de Inquérito foi instaurada após confirmação, durante visita técnica da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, no dia 2 de maio, de que a empresa Pau-Branco estava realizando atividade de mineração sem licença ambiental, e após discussão em audiência pública sobre o tema realizada no dia 16 de maio. 

Superintendência de Comunicação Institucional 

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

As reportagens publicadas neste portal no intervalo do dia 7 de julho a 7 de outubro de 2018 sofrerão restrições  em função da legislação eleitoral.

Após eleição de presidente e relator, grupo planeja ir até a Serra do Curral

Primeira reunião da CPI da mineração será nesta sexta-feira (27/7)

2ª Reunião - Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI da Mineração na Serra do Curral