BARREIRO

Moradores do Bairro Átila de Paiva cobram revitalização de áreas de lazer

Descarte irregular de lixo também preocupa a comunidade; vereadores vão encaminhar solitação de melhorias à PBH

quinta-feira, 3 Maio, 2018 - 17:00

Foto: Bernardo Dias / CMBH

Os moradores do Barreiro denunciam a necessidade de revitalização da Praça Miguel Cândido da Rocha e da quadra poliesportiva do Bairro Àtila de Paiva, localizadas nas imediações da Rua Marcelo Bernucci Sidiney, principais espaços de lazer da comunidade local. A poucos metros dali, o acúmulo de lixo no entorno da Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) e as más condições de pavimentação da Avenida Tereza Cristina também são demandas recorrentes da comunidade local. As denpuncia foram verificadas na nesta quinta-feira (3/5), pelas Comissões de Meio Ambiente e Política Urbana e de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário. Requerentes das atividades, os vereadores Juliano Lopes (PTC) e Wesley Autoescola (PHS) informaram que vão cobrar providências dos órgãos envolvidos.

De acordo com os moradores, a Praça Miguel Cândido da Rocha, localizada no Barreiro, há anos não recebe nenhum tipo de manutenção do poder público. O equipamento, que antes era abandonado e sem vegetação, foi sendo restaurado gradativamente graças ao mutirão feito pela comunidade. Os muros foram pintados e grafitados, além do plantio de mudas, da capina e da limpeza e varrição, que são realizados por revezamento, conforme esclareceram os moradores. Ainda de acordo com a comunidade, situação semelhante também ocorre na quadra poliesportiva, localizada no entorno da praça.

De acordo com a moradora Elaine Mendes, mesmo com as melhorias feitas, os equipamentos vêm sendo utilizados por moradores em situação de rua e usuários de drogas, o que impede que a comunidade possa usufruir plenamente dos espaços. “Precisamos que estes espaços de lazer sejam revitalizados, e que a Prefeitura nos dê subsídios para continuarmos cuidando dos equipamentos, como a melhoria da iluminação, a reativação do ponto de fornecimento de água, a reforma do passeio, dentre outros”, explicou Mendes.

A diretora regional de Assistência Social da Regional Barreiro, Ângela Maria de Souza, afirmou que a Prefeitura tem acompanhado permanentemente os grupos de moradores de rua da região, trabalhando pela reinserção social, seja através de reestabelecimento de vínculos familiares, seja pelo encaminhamento para abrigos. “Contudo, estamos lidando com um público de difícil resposta. Precisamos conseguir abrir o diálogo com eles. Nós não temos como obrigá-los a sair dos locais e não podemos simplesmente tirá-los de lá e transferir o problema para outro local”, sustentou Souza.

Por sua vez, o coordenador da Administração Municipal Regional Barreiro, Walmir Mattos, elogiou a iniciativa dos moradores e sugeriu que a os equipamentos sejam adotados pela comunidade, o que garante uma parceria entre a administração municipal e a iniciativa privada. Os convênios têm como objetivo viabilizar a implantação e a manutenção das áreas, delimitando as responsabilidades de ambas as partes. “À comunidade cabe manter as áreas limpas e bem cuidadas. À PBH cabe o desenvolvimento do projeto de implantação ou reforma, o pagamento de contas de água e luz, o apoio técnico e a colocação de placas, entre outros”, explicou Mattos.

Unidade de Recolhimento de Resíduos

Já na Avenida Teresa Cristina, foram verificadas denúncias de moradores sobre o acúmulo de lixo no entorno da Unidade de Recebimento de pequenos Volumes (URPV), ocasionada pela deposição ilegal de móveis e objetos do fora do lado de fora da unidade, bem como pela queima de lixo no local.

Gerente da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), Johnny Borges esclareceu que as URPVs são os locais apropriados para o descarte de materiais que não são recolhidos pela coleta convencional, como entulho da construção e demolição, além de madeira, podas de árvores e jardins, pneus, entre outros, e que o problema é a falta de consciência de alguns moradores e empresários que insistem em fazer o descarte irregular e fora de horário de funcionamento. Borges ainda orientou a comunidade a colaborar com a fiscalização, registrando as denúncias nos canais de atendimento da PBH, ou até mesmo da Polícia Militar de Minas Gerais.

A comunidade aproveitou o encontro para solicitar o recapeamento das Avenidas Tereza Cristina e do Canal, já que as Operações Tapa-Buracos não teriam sido eficientes, devido aos estragos surgidos com o intenso período de chuvas dos últimos meses.

Encaminhamentos

Juliano Lopes informou que será encaminhado um ofício aos órgãos responsáveis, solicitando a execução das melhorias na Praça Miguel Cândido da Rocha e na quadra poliesportiva, bem como projeto de recapeamento das vias.

Com relação à URPV, Wesley Autoescola solicitou a intensificação da fiscalização e a adoção de campanhas educativas, como forma de inibir as recorrentes práticas de queimas de lixo e descarte ilegal na unidade.

[flickr-photoset:id=72157695733289734,size=s]

[flickr-photoset:id=72157694654062731,size=s]