VISITA TÉCNICA

Acúmulo de lixo em URPV pode gerar impactos nocivos à saúde

Instalada nas proximidades de uma escola e do Cemitério da Paz, Unidade de Recolhimento de Pequenos Volumes traz transtronos à comunidade

segunda-feira, 18 Dezembro, 2017 - 18:30

Foto: Rafa Aguiar/CMBH

Tema de grande preocupação entre os parlamentares, em análise desde o início deste ano, o acúmulo de lixo em uma Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) segue gerando transtornos à comunidade do Bairro Nova Esperança. Instalada em terreno adjacente à Escola Municipal Arthur Guimarães, a unidade já foi visitada pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, quando foi denunciado o mau uso do local para descarte e queima de lixo, funcionando como um bota-fora sem muros, grades, portões, nem fiscalização adequados. Diante da persistência do problema, a Comissão de Saúde e Saneamento realizará nova visita técnica ao local, na próxima quarta-feira (20/12), a partir das 9h, na Rua Francisco Ferreira de Paula, s/n, atrás do Cemitério da Paz.

Em visita anterior ao local, a Administração Regional Noroeste havia se comprometido a realizar intervenções na unidade a fim de inibir o acesso e impedir o uso do espaço como lixão. No entanto, de acordo com denúncias de moradores, mesmo após as obras realizadas, as pessoas seguem depositando móveis e objetos do lado de fora da URPV, bem como realizando queima de lixo no local.

Realizada por solicitação do vereador Cláudio da Drogaria Duarte (PMN), a atividade deve contar com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), da Coordenação de Administração Regional Municipal Noroeste e da AMIB.