CONTENÇÃO DE ENCHENTES

Comissão constata descarte de lixo em bacias de afluentes do Córrego Vilarinho

A Administração Regional Venda Nova afirma que está sendo feita a limpeza de bocas de lobo e de bacias de detenção

sexta-feira, 22 Setembro, 2017 - 18:45
Representantes da Câmara Municipal, Regional Venda Nova e comunidade em visita técnica a bacias e afluentes do Córrego Vilarinho

Foto: Rafa Aguiar / CMBH

A Comissão Especial - Enchentes da Avenida Vilarinho realizou, nesta sexta-feira (22/9), uma visita técnica à via e às bacias de detenção Liege, Maria de Lourdes e Várzea da Palma. Em dias de chuva forte, é frequente o transbordamento do córrego local, muitas vezes em função do descarte inadequado de lixo. A Regional Venda Nova informou que está sendo feita a limpeza das bocas de lobo e das bacias de detenção. Em outubro, audiência pública promovida pela comissão especial vai debater a questão com a população e os órgãos responsáveis. Paralelamente, será analisada a situação de cada bacia e afluentes do Córrego Vilarinho, a fim de verificar as obras a serem executadas.

Na Região de Venda Nova, existem, atualmente, três bacias de detenção de cheias prontas: Liege, Maria de Lourdes e Várzea da Palma. A construção das bacias permite o fluxo normal das águas do córrego, mas quando o volume aumenta, a bacia retém a água em excesso, liberando-a aos poucos e mantendo a vazão original do córrego. Desta forma, é necessária a manutenção periódica da limpeza dos córregos, para evitar a obstrução da passagem da água e o transbordamento na Avenida Vilarinho.

Reivindicações dos moradores

Conforme relatou Ricardo Andrade, do Conselho de Moradores de Venda Nova, no período de chuvas intensas, as comportas enchem muito rápido e suportam algum tempo a vazão. Depois, com o aumento do volume das águas, elas transbordam na Avenida Vilarinho. Ainda de acordo com Andrade, a obra para tratamento de fundos de vale já foi aprovada no Orçamento Participativo, mas alguns moradores temem que as intervenções causem alagamento nas casas. Em vista do problema, lideranças locais solicitam a ampliação dos canais de diáogo com a Prefeitura durante o processo de planejamento das obras.

Ações da PBH

O coordenador de Atendimento da Regional Venda Nova, Humberto Abreu Júnior, informou que a Prefeitura solicitou um estudo de toda a Bacia do Vilarinho e propôs a realização de uma visita técnica, com represetnantes da PBH, Copasa e da Câmara para avaliar os projetos da administração municipal para as bacias da Avenida Vilarinho, e se necessário, modificá-los. Segundo Abreu, a previsão é que sejam construídas mais duas bacias, nos córregos Lareira (Bairro São João Batista) e Marimbondo (Bairro Santa Mônica).

Limpeza Urbana

O gerente de Limpeza Urbana (SLU), Clarício Tolentino de Aguiar, informou que, atualmente, a coleta de lixo na Avenida Vilarinho é feita por trechos, nos três turnos, mas que isso tem contribuído para o acúmulo do lixo na via durante todo o dia.  Em vista disso, a proposta é que, a partir de outubro, toda a coleta seja realizada à noite. Segundo ele, foi realizada a limpeza de todas as bocas de lobo e está sendo feita a limpeza dos córregos Várzea da Palma, Liege e Capão, que deságuam na Avenida Vilarinho, onde também será feito um hidrojateamento.

Ele ressaltou que, frequentemente, são descartadas na Avenida Vilarinho peças de veículos e outros dejetos de grande porte. Em vista disso, a partir desta segunda-feira (25/9), a SLU, junto à área de fiscalização e à gerência de Zoonoses, realizará uma campanha educativa, voltada a conscientizar a população do entorno.

Encaminhamentos

A Comissão Especial da Avenida Vilarinho encaminhou pedidos de informação à Prefeitura sobre ações preventivas que vêm sendo adotadas para evitar inundações. Depois de recebida a documentação solicitada, será realizada audiência pública, no mês de outubro, para discutir o assunto com os órgãos competentes e a comunidade. Segundo o vereador Dr. Nilton, o objetivo é discutir a implementação e o andamento de obras contra as enchentes . Também será realizada reunião com a comunidade, para um trabalho de conscientização, objetivando mitigar o problemas do descarte inadequado de lixo.

De acordo com o vereador Fernando Borja (PTdoB), será feito um trabalho de investigação e, na audiência, serão ouvidos todos os atores. “Se conseguirmos fazer um projeto amplo, que contemple todas as microdrenagens ou obras planejadas para todo o complexo da Região de Venda Nova, e depois aprová-lo, aí então buscaremos os recursos para a realização da obra”, concluiu.

[flickr-photoset:id=72157686207280081,size=s]