ALTO DOS PINHEIROS

Moradores querem redutores de velocidade e reforço na sinalização contra acidentes

Comunidade denuncia desrespeito aos limites de velocidade e à sinalização; BHTrans vai entregar estudo técnico em 15 dias

quinta-feira, 22 Junho, 2017 - 14:30
Vereador Carlos Henrique e comunidade em visita técnica no Bairro Alto dos Pinheiros

Foto: Rafa Aguiar / CMBH

O desrespeito aos limites de velocidade e à sinalização existente em um cruzamento no Bairro Alto dos Pinheiros tem causado vários acidentes de trânsito, preocupando pedestres e motoristas.  A pedido dos moradores, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transportes e Sistema Viário realizou visita técnica ao local, na manhã desta quinta-feira (22/6). O requerente da atividade, vereador Carlos Henrique (PMN), ouviu as queixas da comunidade e solicitou à BHTrans a instalação de redutores de velocidade nas vias. Elaboração de projeto operacional, contendo as possíveis soluções, será entregue pelo órgão em 15 dias.

O problema acontece no cruzamento entre as Ruas Cruz Alta e Frei Luiz de Souza. O aposentado Sebastião Manoel da Silva contou que já presenciou muitos acidentes no local, que possui um grande fluxo de transeuntes e veículos, devido ao posto de saúde e à creche que estão situados na via. “A rua em declive contribui para que os veículos de grande porte como ônibus e caminhões trafeguem em alta velocidade”, denunciou Silva. De acordo com os moradores, os veículos chegam a desenvolver uma velocidade de 80 a 90 Km/h na via, onde o limite máximo permitido é de 40 Km/h.

Moradores relataram a ocorrência de um acidente, pouco antes da chegada da comitiva. Sem perceber a placa de pare, o condutor de um automóvel invadiu a preferência e colidiu com um ônibus. A comunidade afirmou que a existência de sinalizações verticais e horizontais, tanto nos cruzamentos, como nas próprias vias, não é suficiente. Embora admitam que a imprudência e o desrespeito aos limites de velocidade agravam a situação, os moradores acreditam que o reforço na sinalização poderá coibir o alto índice de acidentes no local.

Providências

Carlos Henrique solicitou aos representantes da BHTrans a possibilidade de instalação de redutores de velocidade, bem como a melhoria das sinalizações já existentes, como a pintura da faixa horizontal de pare, tornando-a mais evidente. O vereador pontuou que “estas medidas são emergenciais e de extrema importância, já que o entorno possui creche e posto de saúde, o que contribui para que o fluxo de veículos seja intenso todos os dias da semana, colocando a segurança dos moradores em risco”.

A gerente da Regional Noroeste da BHTrans, Maria Inês Franco, informou que será feito um estudo técnico contendo as características da via, as condições de sinalização do local e o número de acidentes ocorridos. Feito isto, um projeto operacional será elaborado, apresentando as medidas que poderão ser tomadas para a resolução dos problemas. De antemão, Franco adiantou que “a instalação do quebra-molas provavelmente não seria viável, uma vez que parte da via possui um declive bem acentuado”. Por outro lado, a gerente garantiu que outras medidas eficientes poderão ser implantadas no local, assim que o projeto operacional for concluído, em aproximadamente 15 dias.

[flickr-photoset:id=72157682414181054,size=s]