AUDIÊNCIA PÚBLICA

Reativação de voos no aeroporto da Pampulha em debate na Câmara

Comunidade do entorno teme aumento da poluição sonora e do fluxo de veículos; prefeito teria manifestado apoio à medida

terça-feira, 28 Março, 2017 - 19:45

Foto: Portal PBH

Os possíveis impactos que podem ser gerados na região pela reativação dos voos no aeroporto Carlos Drummond de Andrade, na Pampulha, serão debatidos com autoridades e moradores na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário na próxima quinta-feira (30/3), às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes. Apesar de não ter sido citada durante a campanha como uma das metas de sua gestão, o apoio à medida foi anunciado recentemente na página do prefeito Alexandre Kalil em uma rede social. Moradores temem ruídos, adensamento do tráfego e outros transtornos na região.

Em 2006, visando efetivar a transferência das aeronaves de maior porte para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, região metropolitana de Belo Horizonte, foi determinado que o equipamento só poderia receber voos comerciais com aviões de até 70 passageiros. A partir dessa data, o aeroporto da Pampulha ficou limitado aos voos regionais, muitos cancelados por conta da crise econômica. Hoje, o aeroporto recebe apenas dois voos diários, entre Ribeirão Preto (SP) e Belo Horizonte. Recentemente, ainda na gestão municipal anterior, a volta de operações com aviões de grande porte e o melhor aproveitamento do aeroporto começaram a ser discutidos, desagradando os moradores do entorno.

Por ocasião da aprovação do requerimento, o integrante da comissão, Elvis Côrtes (PSD) afirmou acreditar que a reativação de voos mencionada não prevalecerá; por sua vez, o colega Wesley Autoescola (PHS) considerou pertinente a realização de audiência pública sobre o assunto, no intuito de ouvir o poder público e as companhias aéreas sobre a questão e entender os motivos do interesse no retomo das atividades do Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, já que, a seu ver, Confins atende a demanda atual de forma satisfatória. A realização do encontro foi aprovada por unanimidade.

Convidados

Para participar do debate, foram convidados os secretários municipais de Governo e de Desenvolvimento Econômico; o secretário de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil; o superintendente do Centro de Suporte Técnico-administrativo de Belo Horizonte (CSBH) e o titular da Diretoria de Aeroportos da Infraero; os diretores-presidentes da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e da BH Airport;  além de representantes do Movimento Liberação pra Ponte Aérea Já e lideranças comunitárias.

A audiência pública é aberta à participação de qualquer cidadão interessado.